(Português) O Aficionado Pablo Picasso

ORIGINAL LANGUAGES, 31 Oct 2011

Isabel A. Ferreira | Arco de Almedina – TRANSCEND Media Service

Muitas vezes os aficionados do Massacre de Touros, para justificar a afición deles, dão-nos exemplos de gente famosa, que foram grandes admiradores desse espectáculo primitivo, pensando com isso livrarem-se do peso de uma culpa que sabem que carregam mas não admitem.

Um dos exemplos que dão é Pablo Picasso. Grande aficionado desde criança, quando o habituaram a aplaudir a violência dos massacres de Touros..

Ora eu sempre achei que por detrás de um aficionado estaria algo que não bate certo. Os famosos, lá por serem famosos, também têm as suas taras. Por vezes, taras muito maiores do que o comum dos mortais. Isto é do domínio público. Toda a gente sabe disto, ou as revistas cor-de-rosa não venderiam tanto.

Este fim-de-semana ao ler uma revista apensa a um jornal semanal de grande tiragem (não lhe vou fazer propaganda, porque quando preciso também não ma fazem), li algo surpreendente sobre Picasso. Algo que eu intuitivamente já sabia. Só podia ser.

As palavras são de uma mulher que viveu com ele (a única que está viva e a única, das muitas que teve, que o abandonou para não ser esmagada pelo “génio”, assim como as outras foram. Por isso as suas palavras são credíveis. Não partem de um sentimento de rejeição.

Françoise Gilot é nome de mulher e de artista plástica.

Vanity Fair

Sobre o homem com quem viveu entre 1943 e 1953, Gilot diz que ele tinha uma tendência sádica, pediu-lhe que lesse as obras do marquês de Sade, assim como o pediu às outras suas mulheres. Só que Gilot respondeu-lhe que não, e refere: «Disse ao Pablo que a crueldade do Marquês de Sade estava por toda a parte naquela guerra (a 2ª Grande Guerra), não precisava ler mais sobre isso».

Retenho aqui a ideia “tendência sádica” e a palavra “crueldade”.

Mais adiante, Gilot refere: «Picasso mentia (às mulheres com quem viveu) a todas continuamente, para as manter em órbita em volta dele, de uma forma perversa e possessiva».

Deste parágrafo retenho a expressão “forma perversa e possessiva”.

Sobre um filho de um dos casamentos de Picasso, Gilot contou: «Picasso nunca quis que o filho chegasse a ser alguém; rebaixava-o, transformando-o no seu motorista (Picasso não conduzia).

Quando foi viver para o sul de França, Paulo (o filho) levava-nos normalmente às touradas, a que Picasso adorava assistir porque para ele a vida era uma corrida, uma luta sangrenta até à morte. Ele identificava-se com todas as personagens na arena, inclusive com o touro».

Daqui retenho “rebaixar o filho” e “para ele a vida era uma corrida, uma luta sangrenta até à morte”.

Numa outra parte da entrevista, Gilot diz que o comportamento de Picasso podia ser muito primitivo. Salienta ela: «Pablo tinha a curiosidade primária de uma criança que pega num relógio e o destrói para ver o que está lá dentro.»

Daqui retiro o “comportamento de Picasso podia ser muito primitivo ”.

Segundo Gilot, o comportamento de Picasso tornava-se cada vez mais injusto e cruel, aumentando-lhe a preocupação sobre os efeitos que isso poderia ter nos filhos que ambos tiveram (Claude e Paloma).

Mantinham uma relação familiar do género: Picasso era um “deus”, a mulher e os filhos “seres humanos”.

Bem, daqui retiro as palavras “injusto”, “ cruel” e “deus”.

Diz Gilot que Picasso tinha-se vangloriado junto dela dizendo que gostava de fazer sofrer as pessoas que o amavam. «Só sou desagradável para as pessoas que amo. Para as pessoas que não me interessam sou simpático», dizia Picasso.

O que poderemos concluir deste retrato psicológico de Picasso?

O protótipo do aficionado. Dos aficionados de todos os tempos. Já Nero era assim, por isso, o seu nome está ligado às maiores barbaridades cometidas em arenas.

O que tento provar com este texto é que por detrás de um aficionado está, sem a menor dúvida, alguém que tem comportamentos “estranhos”, que fogem à normalidade. É uma questão de esmiuçar a vida dessa pessoa.

Por isso, quando um aficionado quiser dar exemplos de gente famosa adepta de Massacres de Touros, certifique-se primeiro, de que o “exemplo” que pretende dar é uma pessoa com comportamentos sociais normais.

Lembrem-se de que os famosos também têm as suas pancas.

____________________________________________________

Isabel A. Ferreira nasceu em Ovar, Portugal. Com apenas dois anos de idade foi para o Brasil, onde iniciou os seus estudos. Aos oito anos regressa a Portugal. Acabado o ensino básico e o 5º ano do antigo ensino liceal, voltou ao Brasil, tendo aí terminado com distinção, o 1º ano do Curso de História, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Rio de Janeiro, o que lhe valeu uma bolsa de mérito para continuar os estudos em Portugal, terminando a licenciatura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, cidade onde completou também um curso de Língua Inglesa. Frequentou vários cursos de música, ballet clássico e artes plásticas, seguindo os impulsos de uma natureza inquieta, sempre em busca de algo que sublimasse a sua existência. Frases Favoritas: “Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.” (Mahatma Gandhi) “Quando alguém compreende que é contrário à sua dignidade de homem obedecer a leis injustas, nenhuma tirania pode escravizá-lo.” (Mahatma Gandhi)

Go to Original – arcodealmedina.sapo.pt

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.

Comments are closed.