(Português) Dia Mundial do Vegetarianismo: conheça as vantagens de ser vegetariano

ORIGINAL LANGUAGES, 7 Oct 2019

Eliane Arakaki - ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Divulgação

1 out 2019 – Anualmente, no dia 1º de outubro é comemorado o Dia Mundial do Vegetarianismo. A Sociedade Vegetariana da América do Norte (NAVS, na sigla em inglês) iniciou a celebração da data no ano de 1977 com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as vantagens para a saúde, o meio ambiente e os animais, de uma alimentação sem carne.

A entidade dedica-se a conscientizar as pessoas que adotar um estilo de vida vegetariano não é apenas totalmente possível, mas também é mais saudável e compassivo. Mesmo para os que não são vegetarianos, a data pode e deve ser celebrada por todos, como um dia em que a carne fique fora do cardápio.

Milhões de animais são mortos todos os anos no mundo todo para serem consumidos como alimento, isso depois de terem vivido em meio à dor e ao sofrimento, vivendo em espaços limitados, sem acesso ao sol, à grama, à liberdade. Outros tantos têm seus corpos explorados, como as vacas na indústria leiteira e as galinhas nas granjas.

Ao adotar uma alimentação vegetariana, o indivíduo cessa sua contribuição para essa indústria exploratória, ajudando a salvar milhares de vidas e ganhando mais saúde e bem-estar em sua própria vida.

A data é comemorada também para lembrar a população das vantagens de uma vida vegetariana. Ao se alimentar de forma vegetariana, a ingestão de gordura é baixa e isso ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. A nutrição vegetariana também é rica em fibras e antioxidantes que ajudam a combater o câncer.

Diversos estudos e artigos publicados comprovam que uma alimentação vegetariana pode diminuir o risco de diabetes. Da mesma forma, dados revelam que os vegetarianos têm pressão arterial mais baixa, níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade e menores taxas de hipertensão. Com baixos níveis de colesterol e pressão arterial, um coração vegetariano é 32% mais saudável que o coração de um amante de carne.

Este Dia Mundial do Vegetarianismo é uma boa oportunidade para reflexão sobre nosso papel frente à crise de exaustão de recursos, climática, ambiental e emergencial que o planeta enfrenta. Celebre esse dia com pequenas alterações, como: coma apenas vegetais por um dia, caso vá a um restaurante peça tudo do menu vegetariano e compartilhe sua atitude com amigos e familiares.

Isso não só fará a diferença para você, em termos de saúde, mas também para as vidas dos animais que são tiradas pela indústria de alimentos.

Dicas de como celebrar a data

Pelo menos por um dia, coma apenas comida vegetariana, independentemente de você não ser vegetariano. Faça uma experiência de como é comer apenas frutas, vegetais e grãos por um dia. Além disso, peça aos amigos, parentes e companheiros, que também comam apenas comida vegetariana hoje.

Descubra as vantagens de ser vegetariano – o alimento vegetariano é mais vantajoso em termos de nutrição que o alimento não-vegetariano. No entanto, muitos de nós não pensam em suas vantagens. Indivíduos que se alimentam de forma vegetariana têm menos doenças, conclusão comprovada por estudos e pesquisas, além de indicação de médicos e especialistas em nutrição.

Procure por fatos novos sobre frutas e verduras – procure também se informar sobre frutas e verduras que você não conhecia até agora, novidades de sabor e textura. Você pode pesquisar sobre as variedades de sementes, vegetais, frutas, grãos e assim por diante, alimentos que ainda não experimentou. Para isso, você pode pedir a ajuda de um nutricionista.

Compartilhe suas descobertas com outras pessoas, e por último, porém, não menos importante, o que você aprender hoje passe a dividir e comentar com sua família, companheiros, colegas e vizinhos. Você pode se surpreender, e aos seus amigos, com as vantagens surpreendentes de ser vegetariano.

E todo mundo sai ganhando com isso: seres humanos, planeta, meio-ambiente e principalmente os animais.

____________________________________________

A imprensa não apenas informa. Ela forma conceitos. Modifica ideias. Influencia decisões. Define valores. Participa das grandes mudanças sociais e políticas trazendo o mundo para o indivíduo pensar, agir e ser. É justamente este o objetivo da ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais: informar para transformar. A ANDA difunde na mídia os valores de uma nova cultura, mais ética, mais justa e preocupada com a defesa e a garantia dos direitos animais. É o primeiro portal jornalístico do mundo voltado exclusivamente a fatos e informações do universo animal. Com profissionalismo, seriedade e coragem, a ANDA abre um importante canal com jornalistas de todas as mídias e coloca em pauta assuntos que até hoje não tiveram o merecido espaço ou foram mal debatidos na imprensa.

Go to Original – anda.jor.br


Tags: , , , ,

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.

Comments are closed.