(Portuguese) Não É Possível Pensar em Desenvolvimento sem Valorizar as Pessoas

ORIGINAL LANGUAGES, 4 Oct 2010

Marcus Eduardo de Oliveira - Pravda

O desenvolvimento, em suas múltiplas manifestações, não é uma questão de ter, mas sim de ser mais. Sábios e filósofos de todos os tempos e de todos os horizontes profetizaram a esse respeito. Gandhi argumentou que o desenvolvimento seria bom e justo somente se elevasse a condição dos mais modestos. Em defesa de uma economia com uma face mais humana, padre Louis Joseph Lebret pontuou que o desenvolvimento não deve ser visto apenas pelo prisma econômico (acúmulo material), mas também pelo social, ético, político, moral. Adam Smith, preocupado em estudar a riqueza das nações, afirmou que a verdadeira riqueza deve ser avaliada pelo padrão de vida das famílias.

Pois bem. Se verdadeira for a premissa de que uma economia boa é aquela que funciona, a economia para poder funcionar a contento e fazer jus à sua condição de ciência pertencente ao campo do humanismo, necessita incluir as pessoas. Dito isso, cabe ressaltar que a inclusão das pessoas passa indubitavelmente por avaliar o padrão de vida das famílias. Inclusão está associada a bem-estar.

É pela inclusão das pessoas, tornando-as participativas, que podemos então medir o eixo da liberdade e da melhoria de vida de cada um. Isso implica, contudo, captar a realidade social. Dito de outra forma, isso deve ser o foco principal das preocupações econômicas. Não é por acaso que é consenso afirmar que o crescimento econômico vem acompanhado por um florescimento das liberdades. Essa tal liberdade somente se torna plena quando incorpora em sua essência o mais importante imperativo: a justiça social. Por sua vez, justiça social é o outro nome de uma economia que esteja incorporada à idéia central que pretende colocar o progresso a serviço dos mais pobres. Àqueles que dirigem (e participam) (d) as economias modernas – os agentes econômicos – devem estar cientes dessa premissa.

Definitivamente, não é possível pensar em desenvolvimento sem valorizar as pessoas, assim como não é possível falar em crescimento das liberdades e de justiça social sabendo que um terço da humanidade permanece mergulhado na miséria. Continuar postergando a solução desse enorme e desumano problema, é procrastinar a escala evolutiva da vida; antes disso, é afrontar a capacidade de viver em equilíbrio e em harmonia consigo e com os outros.

Ora, se todo problema social exige uma solução econômica, que a economia esteja à altura de resolver essa ignomínia. Conquanto, antes da ação, é necessário o consenso. Por que afirmamos isso? Porque a divergência, nesse caso, apenas divide, e não permite construir o novo. Vejamos que a barafunda e a celeuma, em termos de condução da atividade econômica, tende a se estabelecer, o que impede, sobremaneira, apontar e vislumbrar o horizonte com nitidez.

Em se tratando de matéria econômica, é muito mais corriqueiro termos dissenso que consenso. Vejamos pelo prisma de se buscar entender o que significa de fato e de direito desenvolvimento para os economistas. Nesse pormenor, uns dizem que a melhor política de desenvolvimento seria a que enriquece os indivíduos. Outros, mais preocupados com a realidade social, apontam que a melhor política é a que desempobrece os mais necessitados.

Esses estão do lado dos que pensam antes ser necessário destruir os alicerces da pobreza, a fim de solidificarem uma economia e sociedade com capacidade de prosperarem sem as manchas sociais mais tacanhas dos tempos modernos: a fome, a miséria, a exclusão social. Esses últimos ainda são sabedores de que uma economia vai mal e regride quando a especulação e as artimanhas do mercado financeiro se tornam mais atrativas do que a criação de novas atividades que nascem de novas idéias que está, por sua vez, centralizada na valorização do capital humano.

Quando o capital humano (o intelecto) passa a ser valorizado e incluído em termos de políticas econômicas, a satisfação de cada um realça em escala exponencial. Se a idéia central da economia (tanto ciência quanto atividade produtiva) não for a inclusão das pessoas, a economia deixa de fazer sentido uma vez que essa ciência nasceu para dar boas respostas de como melhorar a vida de cada um.

Aos economistas modernos que pautam suas ações nessa linha de pensamento cabe anunciar mais um recado vindo da academia. De lá, Edmund Phelps, laureado com o Nobel, vem para dizer que “a boa economia é a que satisfaz a aspiração a uma vida boa”. Alguém quer aspiração melhor a uma vida boa do que se sentir e estar incluído?

Portanto, se os economistas têm uma função bem definida essa é certamente a de se envolver no processo de transformação econômica e social.

A economia e os economistas modernos precisam, em termos de análises e ações, alcançarem os objetivos sociais. De uma vez por todas é precioso pontuar que só haverá inclusão plena quando as ações apontarem para a urgente transformação. Do jeito que está não é possível pensar em desenvolvimento sem valorizar as pessoas. Sem inclusão, definitivamente não há progresso!

____________________

Marcus Eduardo de Oliveira é economista e professor universitário. Especialista em Política Internacional pela FESP e mestre pela USP. Articulista do “Portal EcoDebate” e da Agência Zwela de Notícias (Angola). É colaborador do site “O Economista”. prof.marcuseduardo@bol.com.br

© 1999-2006. «PRAVDA.Ru». No acto de reproduzir nossos materiais na íntegra ou em parte, deve fazer referência à PRAVDA.Ru As opiniões e pontos de vista dos autores nem sempre coincidem com os dos editores.

Go to Original – pravda.ru

 

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.


Comments are closed.