(Português) Conheça histórias emocionantes de animais que demonstram empatia

IN ORIGINAL LANGUAGES, 12 Feb 2018

ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais – TRANSCEND Media Service

Existem inúmeros registros de que os animais demonstram empatia. Às vezes, os animais cuidam um do outro. Em outros, eles mostram sentir tristeza, e, às vezes, até cuidam dos humanos.

Algumas das maneiras que eles fazem isso são tão semelhantes ao modo de agir dos humanos que são surpreendentes. Veja algumas abaixo.

Chimpanzé consola sua cuidadora após um aborto espontâneo

Foto: Listverse

6 fev 2018 – Uma das cuidadoras do chimpanzé Washoe, uma mulher chamada Kat, estava grávida e sofreu um aborto. Ele fez uma pausa do trabalho para superar a dor. Washoe, que não entendia o conceito de licença remunerada, se recusou a olhar para Kat quando ela retornou. Para fazer com que Washoe ficasse feliz, Kat explicou-lhe a situação.

“Meu bebê morreu”. De acordo com as pessoas que estavam no local, Washoe apenas olhou para ela em silêncio por muito tempo. O chimpanzé “assinou” a palavra “chorar” e passou o dedo pela bochecha de Kat, imitando uma lágrima. Mais tarde, quando o turno de Kat terminou e ela foi embora, Washoe fez um gesto que significava um abraço. O chimpanzé tinha perdido o próprio bebê e não queria deixar que ela voltasse para casa sem abraçá-la.

Elefantes lamentam a morte de um ativista africano

Foto: Listverse

O ativista Lawrence Anthony tinha a habilidade de acalmar os elefantes africanos. Ele trabalhou na reserva de Thula Thula, onde tranquilizava os animais que estavam infelizes por terem se mudado para lá. Os elefantes queriam partir, mas ele conseguiu mantê-los no local, sabendo que seriam mortos caso saíssem da área protegida.

Anos depois, Anthony morreu de um ataque cardíaco. Ele não estava na reserva, nem via os elefantes há 1,5 anos quando aconteceu. Os elefantes perceberam o que ocorreu e viajaram por 12 horas para sua casa. Assim como um elefante lamenta os mortos de sua própria espécie, eles fizeram o mesmo por Anthony. No total, duas manadas foram para sua casa separadamente. Eles ficaram dois dias na propriedade, segundo o Listverse.

Mãe e irmã chimpanzé cuidam de bebê com síndrome de Down

Foto: Listverse

Pesquisadores japoneses que trabalhavam na Tanzânia avistaram algo que inédito. Um chimpanzé estava cuidando de um bebê chimpanzé que sofria de “sintomas parecidos com a síndrome de Down”. O bebê tinha a boca aberta como um peixe, mal podia ficar em pé e parecia sofrer de uma deficiência mental.

A mãe cuidou dele de qualquer maneira, levando-o para todos os lados e o colocava no peito para alimentá-la. Além disso, a irmã do chimpanzé ajudava a cuidar do bebê quando a mãe precisava comer.

Grupo de leões salva uma menina na Etiópia

Foto: Listverse

Em 2005, uma menina de 12 anos, que vivia perto de Addis Abeba, Etiópia, foi arrastada para a natureza e espancada sangrenta por sete homens. Isso foi feito para convencê-la a se casar com um deles.

Quando ela começou a chorar, um grupo leões a ouviu e correu para salvá-la. Os animais expulsaram os homens, salvando-a antes que ela fosse estuprada e forçada a uma vida de servidão.

____________________________________________

A imprensa não apenas informa. Ela forma conceitos. Modifica ideias. Influencia decisões. Define valores. Participa das grandes mudanças sociais e políticas trazendo o mundo para o indivíduo pensar, agir e ser. É justamente este o objetivo da ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais: informar para transformar. A ANDA difunde na mídia os valores de uma nova cultura, mais ética, mais justa e preocupada com a defesa e a garantia dos direitos animais. É o primeiro portal jornalístico do mundo voltado exclusivamente a fatos e informações do universo animal. Com profissionalismo, seriedade e coragem, a ANDA abre um importante canal com jornalistas de todas as mídias e coloca em pauta assuntos que até hoje não tiveram o merecido espaço ou foram mal debatidos na imprensa.

Go to Original – anda.jor.br

 

Share this article:


DISCLAIMER: In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.


Comments are closed.