(Português) Ilustradora Expõe Violência no Prato a Partir da Infância

ORIGINAL LANGUAGES, 1 Jun 2020

David Arioch | Vegazeta – TRANSCEND Media Service

Caroletta: “Elas não conseguem fazer a conexão entre a carne em seus pratos e o animal que esse pedaço de carne morta já foi”.

Ilustrações: Caroletta

– É comum não refletirmos sobre a violência que semeamos a partir das nossas relações de consumo. Isso passa a ser ainda mais socialmente aceitável quando nos tornamos adultos e perdemos o interesse em questionar costumes e hábitos que legitimamos como parte de uma realidade fundamentada em uma crença fatalista. Ou seja, de que as coisas são apenas como são, como se fôssemos incapazes de mudá-las.

Essa cultura instiga gerações e mais gerações a criarem seus filhos da mesma maneira, e transmite a eles a crença de que alimentar-se de animais é parte do ser humano, das suas vontades e supostas necessidades; e até mais do que isso – fazem com que as crianças acreditem que os animais existem ou devem existir em nosso benefício, como se fôssemos o que existe de mais importante no planeta, como preconiza o antropocentrismo.

O que nos leva por esse caminho é o fator cultural que, com boa vontade, pode ser modificado, desde que sejamos conscientizados e educados para o reconhecimento de que outras formas de vida senciente também partilham do interesse em não submeter-se à privação, sofrimento e morte em benefício de outra espécie que pode viver muito bem sem tal violência.

Legitimação da violência do consumo a partir da infância

Um trabalho que vai ao encontro dessas considerações é o da ilustradora alemã Carolin Günther, mais conhecida como Caroletta, que flertando com o surrealismo expõe a legitimação das nossas violentas relações de consumo logo a partir da infância.

O seu trabalho choca dois universos – o bucólico, inerente à infância; e o bárbaro, inerente à dissimulação amparada nos costumes. Por isso, ao abordar o consumo de animais na infância, a artista vegana cria no mesmo contexto um fundo que remete ao fúnebre e à escuridão semeada pelo desconhecimento e por nossa cegueira moral que exclui outras espécies do universo da não exploração.

Dessa forma, a compartilhamos com as crianças na perpetuação da legitimação dessa violência – já que elas farão parte das novas gerações que devem garantir a manutenção dessa exploração.

Crianças comem sem saber do que se trata

Nas ilustrações de Caroletta, há uma beleza triste e sombria e uma contundente opacidade que reflete a realidade, uma proposital falta de brilho que se traduz na inexistência da vida, na arbitrária abstenção do direito de viver.

O vermelho, o preto e o verde são cores que norteiam seu trabalho, e nos remetem à violência/sangue derramado, assim como uma ausência/cegueira/pesar, além do romântico contraste da empatia que nos foge pela ausência de vontade e/ou intenção. É possível interpretar que em meio às flores, sangramos os outros e ainda romantizamos suas mortes.

“As crianças comem suas linguiças e salsichas favoritas sem nem mesmo saber o que há dentro. Elas não conseguem fazer a conexão entre a carne em seus pratos e o animal que esse pedaço de carne morta já foi. Muitos adultos também esqueceram – ou nunca souberam disso”, diz Caroletta, que não consome animais há mais de 30 anos.

A carne no prato e o animal na cama

Para sensibilizar as pessoas de alguma forma, a artista criou o projeto “About Meat”. “Com a série, quero dar uma cara ao carnismo invisível em nossa sociedade. Quero ilustrar essa maneira completamente absurda de pensar e ainda estou longe de terminar [esse trabalho]”, explica.

E acrescenta: “O que parece bizarro a princípio deve convidá-lo a refletir sobre as normas sociais e morais em relação ao nosso consumo de carne.”

Há pouco tempo, no dia 17 de abril, Caroletta publicou o livro “So haben wir das schon immer gemacht: Ein Bilderbuch übers Tiereessen” ou “Foi assim que sempre fizemos: um livro ilustrado sobre como comer animais” em tradução livre, que ela sintetiza como “uma obra sobre a carne no prato e o animal de estimação na cama.”

“As vidas dos humanos e dos animais sempre foram ligadas. Por um lado, os chamados animais de fazenda estão em uma violenta e indescritível relação de exploração conosco, enquanto, por outro lado, os animais de estimação têm um sólido espaço em nossas famílias. Acariciamos alguns e ao mesmo tempo mastigamos outros. Nossa ganância aparentemente insaciável por produtos de origem animal também tem aspectos éticos e consequências de grande impacto para o meio ambiente, clima e nossa saúde”, conclui.

Para acompanhar o trabalho da ilustradora:

Site

Facebook

Instagram

_____________________________________________

 

David Arioch é jornalista profissional, historiador e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário.

 

Go to Original – vegazeta.com.br


Tags: , , , ,

 

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.


Comments are closed.