(Português) Artista critica violência por trás do consumo de leite

ORIGINAL LANGUAGES, 24 Aug 2020

David Arioch | Vegazeta – TRANSCEND Media Service

Quem não conhece a realidade por trás do consumo de leite pode acreditar que esses produtos que chegam às nossas mãos são produzidos da forma mais pacífica possível.

19 ago 2020 – Quem não conhece a realidade por trás do consumo de leite e derivados pode acreditar que esses produtos que chegam às nossas mãos são produzidos da forma mais pacífica possível.

Além das vacas leiteiras serem condicionadas a produzirem grandes volumes de leite, e nesse processo ainda desenvolverem problemas associados ao estresse físico e emocional decorrente de uma atividade que se repete por longos períodos, elas são separadas muito cedo dos bezerros para que um alimento que existe para nutri-los seja destinado ao consumo humano.

E, claro, como subproduto da indústria leiteira, o bezerro é abatido pouco depois, porque sua criação é vista como prejuízo para quem investe na pecuária de leite, já que sua genética não é a mesma dos bovinos criados para a “pecuária de corte”.

O mesmo destino tem a vaca quando a queda na produção deixa se ser vista como “economicamente vantajosa”; o que também pode ocorrer quando ela desenvolve algum problema de saúde que exige cuidados especiais ou considerados “onerosos”.

Considerando essa realidade, a ilustradora e tatuadora Marlaina Mortati, dos Estados Unidos, decidiu chamar a atenção para a violência por trás do leite, que a maioria dos consumidores desconhece.

“Me tornei vegana em 9 de agosto de 2011 e mudei o foco de minhas obras para temas veganos e de direitos animais em 2013”, informa a artista, que se tornou especialista em tatuagens veganas.

Em uma de suas obras mais conhecidas (em destaque no início), Marlaina apresenta um bezerro se afogando dentro de uma garrafa de leite – em uma simbologia de que o nosso consumo é a sentença desses animais que nada mais são do que crianças de outra espécie. A intenção é chamar a atenção para a urgência de uma mudança de hábitos alimentares.

Em outra ilustração (em destaque no início), a artista questiona nossa indiferença em relação à vaca e ao bezerro quando consumimos produtos derivados do leite como sorvetes. As lágrimas são uma referência à separação precoce de mãe e filho, financiada por nós e pelas empresas que utilizam leite em seus produtos. Porém, vale reforçar que nós pagamos para que façam isso.

Marlaina classifica a sobremesa de sua arte como sorvete de vitela – em alusão ao sacrifício que é imposto ao bezerro e à mãe para que possamos saciar uma vontade facilmente substituível; até porque há sorvetes sem ingredientes de origem animal.

A artista também questiona em suas obras a crueldade por trás dos testes em animais, consumo de carne e entretenimento com animais. Ela parte da consideração de que tudo que fazemos contra outras espécies poderia chegar ao fim se assumirmos a responsabilidade de refletirmos e mudarmos para melhor – investindo em alternativas e beneficiando outros animais e o planeta, além de nós mesmos.

Em resumo, as ilustrações de Marlaina Mortati, de traços bem realistas e expressivos, e tão figurativos quanto diretos, são um endosso à necessidade de libertarmos os animais do nosso domínio e entendermos que se ansiamos por um futuro melhor, realmente precisamos mudar nossa maneira de viver.

Ou seja, devemos enxergar que outras espécies também têm suas próprias necessidades, incluindo o anseio por evitar a exploração e a violência imposta pela humanidade, e que não devem ser desconsideradas apenas porque nos parece mais confortável. Afinal, não estamos sozinhos neste planeta.

Acompanhe o trabalho de Marlaina Mortati: Facebook – Instagram

_____________________________________________

 

David Arioch é jornalista profissional, historiador e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário.

 

Go to Original – vegazeta.com.br


Tags: , , , ,

 

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.


Comments are closed.