(Português) Até Quando a Crueldade Animal Será Normalizada?

ORIGINAL LANGUAGES, 10 Oct 2022

David Arioch | Vegazeta – TRANSCEND Media Service

Se olhássemos para a realidade comum dos animais, sem a defensiva da priorização de nossos interesses, o que nos impediria de perceber que a violência é cotidiana e intrinsecamente cruel?

3 out 2022 – Quando são divulgadas imagens de espancamento de animais a caminho do matadouro, antes do abate ou em alguma fazenda ou instalação, independente de serem animais criados para obtenção de carne ou outra finalidade de uso/consumo, logo isso é definido como “crueldade animal”.

Ou seja, a “crueldade” é aquilo que foge a “normatização”, “ao que é institucionalmente aceitável”, ao que é reprovável por ser um “excesso”. Isso também significa não olhar para a possibilidade do reconhecimento da “normalidade” como “crueldade”.

A existência de uma maioria que aceita uma prática que poderia ser identificada como cruel mesmo no núcleo de sua “usualidade normatizada”, mas não é, desfavorece a identificação de um mal como uma crueldade.

Não penso em “mal” em um sentido incomplexo, de simples vilania, e sim partindo do entendimento de que, independente de qual seja a prática específica, se imponho algo nocivo a alguém, quando essa imposição é “essencializada” por um interesse prescindível, não posso descartar isso como um mal.

Além disso, a ideia de reconhecer a “crueldade animal” a partir de um “nível excedente de violência/sofrimento” é perpetuar um determinismo em que devemos permitir “uma gradação de crueldade que não ultrapasse o que não podemos mais chamar de ‘não crueldade’”.

Então isso é como dizer que não há nada de errado na violência e no sofrimento que impomos aos animais, desde que possamos não reconhecer essas injunções/consequências que sentem em suas peles como cruéis.

Como estamos inseridos em uma sociedade em que ser violento com os animais, desde que “justificado por pretensos benefícios humanos”, não é assimilado como crueldade, há uma impercepção do normal como cruel.

E porque acredita-se que o que é legitimado por sua “naturalização” gera um efeito em que combinar essas palavras em relação a um cenário real é uma antinomia, um paradoxo por excelência evocativa do costumário endossado pela maioria.

No entanto, se olhássemos para a realidade comum dos animais, sem a defensiva da priorização de nossos interesses, o que nos impediria de perceber que a violência é cotidiana e intrinsecamente cruel?

_____________________________________________

David Arioch é jornalista profissional, historiador e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR). http://davidarioch.com

 

Go to Original – vegazeta.com.br


Tags: , , , , , , , , , , , ,

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.

Comments are closed.