(Português) Contra a Legalização da ‘Sorte de Varas’ nos Açores, Portugal

ORIGINAL LANGUAGES, 16 Mar 2015

Dr. Rui Silva – TRANSCEND Media Service

Aos Senhores Deputados da Assembleia Regional dos Açores

Tomei conhecimento, através da comunicação social, de que está em curso uma nova tentativa de legalizar a Sorte de Varas nos Açores.

Esta prática bárbara e sangrenta, que constitui a parte inicial dos espetáculos tauromáquicos nalgumas regiões de Espanha, consiste em perfurar o lombo do touro com uma vara pontiaguda e muito cortante para o sangrar, acto este desenvolvido durante cerca de 15 minutos por um homem montado num cavalo de olhos vendados. Com isto, o touro fica severamente  ferido e deixa de conseguir levantar a cabeça.

Esta barbaridade faz com que antes de se dar início à tourada como atualmente a conhecemos em Portugal, o touro já se encontre profundamente debilitado e ferido, tendo perdido cerca de um terço do seu sangue, ficando com os músculos do pescoço severamente cortados.

Como cidadão português, considero que não é aceitável que um  animal, seja ele qual for, seja torturado para entretenimento do ser humano, muito menos no Século XXI.

Gostaria portanto de, por um lado felicitar todas as deputadas e deputados que assinaram e apoiaram o “MANIFESTO CONTRA A LEGALIZAÇÃO DA SORTE DE VARAS NOS AÇORES”.

E por outro lado, gostaria de apelar às deputadas e deputados que o não fizeram para que não subscrevam nenhuma iniciativa legislativa que vise a introdução desta prática cruel nos Açores.

A possível introdução da denominada “Sorte de Varas” é rejeitada veementemente pela maioria da população açoriana, como bem demonstra a petição para este efeito lançada recentemente na Internet e que muito rapidamente superou já as três mil assinaturas:

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT75986. [POR FAVOR ASSINE ESTA PETIÇÃO!]

Os Açores não podem ter o seu nome manchado por uma prática bárbara e anacrónica, e que nada de positivo acrescenta à Região.

Os Açores, através de Vossas Excelências, têm de estar na linha da frente na promoção de uma sociedade mais moderna, e por isso mais justa e respeitadora de todos os seres que vivem nestas Ilhas.

Porto, Portugal
Março 2015

___________________________

Rui Silva, Licenciado em Economia pelo ISEG da Universidade Técnica de Lisboa é activista pelos direitos dos animais há cerca de 30 anos dedicando-se actualmente a esta causa essencialmente através do Movimento para a Abolição da Tauromaquia de Portugal (MATP).

This article originally appeared on Transcend Media Service (TMS) on 16 Mar 2015.

Anticopyright: Editorials and articles originated on TMS may be freely reprinted, disseminated, translated and used as background material, provided an acknowledgement and link to the source, TMS: (Português) Contra a Legalização da ‘Sorte de Varas’ nos Açores, Portugal, is included. Thank you.

If you enjoyed this article, please donate to TMS to join the growing list of TMS Supporters.

Share this article:

Creative Commons License
This work is licensed under a CC BY-NC 4.0 License.

Comments are closed.