(Portuguese) O Capitalismo Neoliberal Está Morto; Que Venha o Capitalismo Regulado

ORIGINAL LANGUAGES, 16 Jul 2012

J. Carlos de Assis – Carta Maior

O coração do sistema, os bancos, já não funciona. E não há como fazê-lo voltar segundo a fórmula tradicional, antes da liberação financeira, de captação de recursos no mercado a curto prazo e financiamento do sistema produtivo a longo prazo. Para reconciliar o sistema produtivo com o sistema financeiro, alguém terá de pagar o custo da especulação exacerbada.

O capitalismo neoliberal está morto. Seus matadores não são as correntes de esquerda tradicional, mas aquilo que Marx chamava, num nível de abstração acima da esfera política, de suas contradições internas. A revolução política que Marx previu não aconteceu – ou pelo menos não aconteceu no capitalismo maduro, como havia imaginado -, mas está acontecendo sob nossos olhos a desagregação do capitalismo liberal enquanto uma estrutura funcional de geração e de acumulação de capital.

No capitalismo, a geração do valor se dá na esfera produtiva, e não na esfera dos serviços. Entretanto, um serviço em particular é fundamental para o desenvolvimento do setor produtivo: o de intermediação bancária. O crescimento econômico depende fundamentalmente de crédito, assim como a própria acumulação de capital. É verdade que as grandes corporações investem a partir sobretudo de recursos próprios. Assim mesmo dependem de bancos para complementá-los ou para obter outros serviços, como a colocação de bônus.

Contudo, uma dependência relativamente pequena das grandes corporações de financiamento bancário não elimina o fato de que, na economia americana, a esmagadora maioria das pequenas e médias empresas, que respondem por 65% do emprego, dependem fundamentalmente do crédito bancário para se expandirem. O mesmo se reproduz na Europa. Isso dá a dimensão da dependência do capital do sistema bancário. Na verdade, ele é o próprio coração do sistema, bombeando crédito para o resto do corpo econômico. E o emprego acaba sendo uma função de ambos.

A crise atual, porém, provocou um impasse. Na medida em que as hienas do sistema bancário promoveram a mais escandalosa farra especulativa de todos os tempos na esfera financeira, aproveitando-se da liberalização do sistema, a esfera financeira descolou-se da esfera produtiva numa escala jamais vista. Nas vésperas da explosão da crise em 2008, o valor nocional dos derivativos, segundo o BIS, ultrapassava os 700 trilhões de dólares, o que se comparava a um PIB mundial, na época, da ordem de 60 trilhões de dólares.

A despeito das tentativas de reforma financeira nos EUA e na Europa, a mesma marcha especulativa foi retomada nos três últimos anos. Continua a farra dos derivativos e a especulação desenfreada, que, quando dá errado, leva a perdas gigantescas que põem em risco a estabilidade de todo o sistema, como ocorreu recentemente com o Morgan – que pode se dar ao luxo dessas perdas porque é grande demais para quebrar. Contudo, isso ainda não é a essência da contradição entre o sistema bancário e a funcionalidade do capital. A contradição fundamental é que os grandes bancos já não podem dar crédito.

Tome-se o sistema norte-americano. Focando apenas no mercado hipotecário, existem no sistema financeiro cerca de 6 trilhões de dólares em títulos em circulação. Destes, cerca de 3,5 trilhões são de recebimento duvidoso (dependendo do comportamento do mercado imobiliário real) e 1,5 trilhão é de perda certa. As agências reguladoras permitiram que os bancos conservem os títulos em carteira até o vencimento, portanto, sem reconhecer antecipadamente a perda. Isso apenas retarda o momento da verdade, que vai se revelar no vencimento.

Para se preparar para as perdas no vencimento, os bancos não podem estender empréstimos a empresas produtivas, ou reduzem seus empréstimos a um mínimo, porque o retorno é demorado. Preferem ficar no mercado especulativo e de curtíssimo prazo, para gerar lucros imediatos e evitar a quebra. Assim, operam preferencialmente no mercado cambial (4 trilhões de dólares ao dia, quase 1 quatrilhão de dólares ao ano), na arbitragem com títulos públicos (tomam crédito no Fed a zero por cento e aplicam em títulos públicos a 3,5%), na colocação de bônus de grandes corporações e em outras atividades com rentabilidade imediata. Do ponto de vista do crédito, trata-se do chamado empoçamento do dinheiro.

Esta é, em síntese, e de um ponto de vista prático, a grande contradição atual do sistema capitalista liberal. O coração do sistema, os bancos, já não funciona. E não há como fazê-lo voltar segundo a fórmula tradicional, antes da liberação financeira, de captação de recursos no mercado a curto prazo e financiamento do sistema produtivo a longo prazo. Em outras palavras, para reconciliar o sistema produtivo com o sistema financeiro, alguém terá de pagar o custo da especulação exacerbada. Isso pode vir através do reconhecimento de quebras gigantescas do lado financeiro, que abalariam toda a civilização, ou mediante um mecanismo mais civilizado de estatização do sistema bancário, algo já ensaiado nos países industrializados avançados em 2008 e 2009 com vários grandes bancos (e que é uma realidade permanente na China e na Índia, e uma realidade parcial no Brasil).

______________________

J. Carlos de Assis: economista e professor da UEPB, presidente do Intersul, autor junto com o matemático Francisco Antonio Doria do recém-lançado “O Universo Neoliberal em Desencanto”, Ed. Civilização Brasileira.

Go to Original – cartamaior.com.br

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.

Comments are closed.