(Português) Acordámos num mundo que não conhecemos

ORIGINAL LANGUAGES, 14 Nov 2016

José Manuel Fernandes | Observador – TRANSCEND Media Service

jose-manuel-fernandesTrump assusta, mas mais assustados devíamos estar por não termos ouvido os eleitores que mobilizou. E não, não: Trump não é um fascista nem os EUA são Itália. Por isso não venham prever o apocalipse.

9 nov 2016 – Aconteceu. Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos. Era impensável que tivesse ganho as primárias do partido republicano – mas ganhou-as e todos culparam a divisão dos adversários. Era ainda mais impensável que ganhasse a corrida à Casa Branca, e ganhou-a. E agora não há bodes expiatórios: a adversária era a mais preparada candidata que os democratas podiam escolher, teve todos com ela – incluindo Barack e Michele Obama –, dispunha da mais poderosa máquina eleitoral e tinha mais dinheiro.

Mesmo assim, aconteceu.

E agora que aconteceu não vale a pena prever o apocalipse. Porque não vai acontecer. O momento é de espanto e choque, mas continuo a acreditar que a democracia americana não deixará de ser a democracia americana, e se há coisa que a caracteriza é o princípio da limitação de poderes. A fidelidade aos “checks and balances”. O presidente, o “homem mais poderoso do mundo”, não é omnipotente: Trump não actuará a seu bel prazer, mesmo que a sua surpreendente vitória o tenha creditado com uma autoridade pessoal que nunca pensámos possível. Ele já não é um homem sozinho, pois representa o movimento que o elegeu. Mas ele também não é um vencedor solitário, pois os republicanos também conseguiram conservar maiorias na Câmara dos Representantes e no Senado, por vezes com votações mais expressivas que as de Trump. Serão — têm de ser — o seu contrapeso.

O importante, agora, é perceber o que aconteceu e começar a tentar perceber o que pode vir a seguir.

O que aconteceu foi algo que antevi nos dias que passei nos Estados Unidos no passado mês de Julho, sobretudo nas regiões afectadas pela desindustrialização: Donald Trump estava a falar, e a ser ouvido, por legiões de americanos que se sentiam e sentem esquecidos por Washington e pelas elites políticas. Gente que se sente estrangeira no seu próprio país, trabalhadores preocupados com a perda das suas indústrias e dos seus empregos, famílias que tinham visto frustradas as suas expectativas de uma vida melhor. E não, não estamos a falar de grunhos sem educação, mesmo que os houvesse – estamos a falar da classe média baixa branca, de eleitores tradicionais do partido democrata.

O que aconteceu é que um político sem experiência, imprevisível, muitas vezes grotesco, foi capaz de se identificar com aquela parte da América de que os jornais não falam e que as televisões não mostram, uma América aflita e zangada. Foi essa capacidade de falar a esses eleitores que lhe permitiu ganhar as primárias republicanas e, depois, mobilizar suficientes eleitores para desautorizar as sondagens e bater Hillary sem apelo nem agravo.

O que aconteceu – o que está a acontecer há muito tempo – é que cresce nas nossas sociedades o desconforto com fórmulas económicas e políticas que não dão a uma parte importante da cidadania a percepção de que controlam os seus destinos e os seus governos. Esse mal-estar não é um exclusivo dos Estados Unidos, está também muito presente na Europa, e tende a explodir quando surgem factores externos de pressão como uma crise económica ou uma vaga migratória, um atentado terrorista ou uma vaga de criminalidade.

Mas, atenção: o populismo, mesmo que tantas vezes grotesco, de Donald Trump não é um fascismo. Tal como a América de 2016 não é a Itália de 1920. As instituições americanas têm uma solidez que não existia na Europa dos anos negros das décadas 20 e 30 do século passado.

Não se misture o que não pode ser misturado, pois isso conduzir-nos-á a erros maiores no futuro. Se com esta eleição entramos num mundo que não conhecemos, porque não conhecemos as regras de Trump – ou sequer se tem regras –, a verdade é que o mais importante é, por um lado, obrigá-lo a seguir as regras do jogo, em especial na frente internacional, e, por outro lado, compreender que o triunfo de Trump, assim como o triunfo de outros populismos, corresponde ao fracasso dos políticos e partidos moderados, de esquerda e de direita, à sua incapacidade de falarem com sectores cada vez mais importantes do eleitorado. E que é isso que temos de mudar, não imitando o populismo, ou promovendo uma variante esquerdista do populismo, antes mostrando como o nosso mundo imperfeito é muito melhor do que as quimeras prometidas pelos demagogos.

Como disse no início, não há bodes expiatórios, Donald Trump teve quem lhe desse boa luta. O que há, isso sim, é um enorme vazio de boas respostas – aquelas que temos de dar aos que foram votar Trump para acabar com a política tal como a conhecemos. Os que têm de ser reconquistados para uma agenda reformista e moderada, sem milagres mas com esperança.

__________________________________

José Manuel Fernandes – Nasci a 7 de Abril de 1957 e sou jornalista desde 1976, passei por vários jornais (Voz do Povo, Expresso) e fui fundador e, mais tarde, director do Público (de 1998 a 2009). Escrevi vários livros, nomeadamente O Homem e o Mar, o Litoral Português (Círculo de Leitores/Gradiva), Diálogo em Tempo de Escombros (com D. Manuel Clemente, Pedra da Lua), Liberdade e Informação (Fundação Francisco Manuel dos Santos) e Era Uma Vez a Revolução (Aletheia) e colaboro, como professor convidado, com o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

Go to Original – observador.pt

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.

Comments are closed.