(Portuguese) Sérvia: Direitos dos Homossexuais, Direitos Humanos, Tolerância e Homofobia

ORIGINAL LANGUAGES, 18 Oct 2010

Timothy Bancroft-Hinchey - Pravda

A República da Sérvia é um ponto de encontro de numerosos povos, religiões e culturas ao longo dos séculos, e de modo geral, têm coexistido em paz. Que triste, que este domingo a Parada Orgulho Gay terminou em uma orgia de violência causada por um punhado de fanáticos homofóbicos que deixou mais de cinquenta pessoas feridas.

Esta foi a primeira Parada do Orgulho Gay da Sérvia, uma oportunidade para a sociedade fazer uma exibição pública de tolerância no início do Terceiro Milénio, permitindo às pessoas expressarem a sua sexualidade em público, vestidos com as roupas que escolhessem, sentindo-se feliz. Em vez disso, houve um crescendo de violência, insultos, arremesso de mísseis e, finalmente, uma batalha campal entre cerca de mil manifestantes anti-Parada e a polícia, resultando em 57 feridos, sendo 47 policiais, um internado em estado grave. A orgia de violência continuou com a destruição de propriedade do estado.

No entanto, a parada foi em frente e terminou em uma festa no Centro de Cultura do Estudante, no centro de Belgrado. Vários políticos sérvios e representantes de ONGs participaram no primeiro evento do Orgulho Gay do país.

Direitos dos homossexuais, direitos humanos, intolerância e homofobia

Qual é a diferença entre racismo, xenofobia e homofobia? Além dos rótulos, nenhuma. Todos são primários, reações instintivas do pior tipo de pessoas com medo de aquilo que é diferente e que, sem terem os meios intelectuais para exprimir as suas opiniões, satisfazem os seus instintos básicos com insultos, ameaças e muitas vezes, violência.

As sociedades mudam. Ao mesmo tempo as relações homossexuais eram consideradas como expressões de amor perfeitamente normais e em muitos casos coexistiam ao lado de uniões heterossexuais. Não é considerado historicamente correto lembrar os relatórios que legiões de Júlio César costumavam cantar músicas sobre a Regina, ou rainha, andando de cavalo, à frente. Alexandre o Grande é mais conhecido por suas batalhas e suas duas esposas do que pelo seu amante, Heféstion.

Houve uma época em que era considerado extremamente afeminado para um homem usar calças, que eram basicamente para cobrir as pernas das mulheres, enquanto os homens usavam uma túnica, o precursor do vestido. Vestindo o Kilt, na Escócia, é um sinal de virilidade.

Se um jovem der um beijinho no rosto de uma jovem em público, as pessoas sorriem. Se ele der um beijinho furtivo nos lábios, idem. Se ele beijar boca para boca, línguas entrelaçadas, as pessoas dizem que é desnecessário. Se duas meninas se encontram com um beijo, ninguém nota. Se forem dois rapazes que se encontram e beijam, eles são marcados com etiquetas.

No entanto, os homens russos tradicionalmente cumprimentam um amigo com um beijo na boca. Latinos se tocam mais do que os anglo-saxônicos, quanto mais ao sul, menos espaço pessoal que você precisa, yo soy yo en mi circunstancia (Ortega y Gasset, eu sou eu mesmo e o que me rodeia).

Assim, em um mundo globalizado de valores e conceitos globalizados, quem tem o direito de reclamar ou apontar dedos, atirar pedras e aplicar etiquetas insultuosos? Certamente, nós merecemos ter chegado a um ponto onde o sexo de uma pessoa, cor, raça, credo, roupas, ou a sexualidade, não importa.

A atividade sexual é um assunto privado para ser exercido entre adultos, com consentimento, a portas fechadas. No entanto a sexualidade e expressão sexual são direitos humanos básicos e, se dois homens querem caminhar pela rua, segurando as mãos, felizes, e daí? E se um deles está vestindo uma saia, e daí? E se seu chefe é lésbica, e daí?

E para aqueles que jogam pedras e gritam nomes e lançam insultos, quantos deles são “normais” por trás das suas portas fechadas? Felizmente, hoje a primeira Parada do Orgulho Gay da Sérvia terminou em uma festa para os envolvidos e na derrota total para os homens de Neandertal que tentaram impor sua vontade homofóbica sobre a liberdade dos outros em se expressarem.

E isso é uma vitória não só para a Sérvia, mas também para a Humanidade.

__________________________

© 1999-2006. «PRAVDA.Ru». No acto de reproduzir nossos materiais na íntegra ou em parte, deve fazer referência à PRAVDA.Ru As opiniões e pontos de vista dos autores nem sempre coincidem com os dos editores.

Go to Original – pravda.ru

 

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.


Comments are closed.