(Português) A Grécia É um Laboratório para Aplicar as Terapias de Choque, Diz Kouvelakis

ORIGINAL LANGUAGES, 4 Nov 2013

Cristina Portella – Carta Maior

Em entrevista à Carta Maior, durante o II Congresso Internacional Karl Marx, o filósofo grego Stathis Kouvelakis, dirigente do Syriza (Coligação da Esquerda Radical), afirma que a brutalidade das políticas de austeridade aplicadas na Grécia é superior a dos demais países europeus e que existe uma corrida entre as alternativas progressistas, como a do Syriza, e as soluções autoritárias.

Nenhum país europeu, como a Grécia, teve uma contração de 27% desde o início da atual crise, nem reduziu em 40% os custos do trabalho, a cifra assustadora que demonstra o ponto a que chegaram as terapias de choque neoliberais.

Disse que a Grécia é um caso limite na Europa. Pode explicar?

O capitalismo na Grécia é mais frágil, o nível de resistência social à política de austeridade foi também mais alto, e, por isso, a brutalidade destas políticas foi também superior. Isto tornou a Grécia num laboratório para a aplicação da terapia de choque nos países europeus ocidentais avançados. Esta foi a única novidade. O que está a acontecer na Grécia é muito bem conhecido por alguém que venha da América Latina, por exemplo, onde o FMI implementou este tipo de políticas. A diferença é que é a primeira vez que são postas em prática no contexto europeu ocidental.

A Grécia é o laboratório em nível europeu, e é também por isso que revela o verdadeiro papel das instituições europeias e da União Europeia, a função do euro e da Zona Euro no contexto atual da financeirização, e também a forma como a democracia e os direitos sociais básicos estão a ser completamente negados.

Este processo levou a uma polarização e àquilo que o senhor caracterizou como o colapso do Estado  grego. Quais são as consequências políticas?

São devastadoras. Todo o antigo sistema político desapareceu, um pouco da forma como o velho sistema político boliviano ou venezuelano desapareceram depois do choque das reformas neoliberais. Para além disso, há fenómenos de profunda desintegração do Estado, tanto na sua dimensão social e dos serviços públicos, como também no núcleo do Estado, incluindo o aparelho repressivo, o próprio Exército, que também foi atingido pelo atual processo de contração da atividade e também pelos cortes orçamentais.

Há uma atmosfera geral de que a autoridade do Estado já não se sustenta, e isto cria situações absolutamente explosivas na Grécia. E muito contraditórias. Temos as explosões de revolta popular e de resistência – assistimos a movimentos que não se viam na Europa desde os anos 1970. Há uma radicalização política tanto na esquerda quanto na direita, e a ascensão pela primeira vez, no contexto da Europa ocidental, de um movimento fascista, com apoio real em certos setores da sociedade, e também com a capacidade de infiltrar-se em certos setores do Estado, e até da polícia, como vimos recentemente.

E quanto ao Syriza?

O Syriza é o desembocar de todo este processo de revolta popular, de resistência e de recusa da política de austeridade. É a única esperança de alternativa progressista que, como sabe, perdeu por pouco as eleições do ano passado. Há duas formas de ver as coisas: o primeiro é que já é uma grande conquista o fato de aparecer como um sério candidato a chegar ao poder, é a primeira vez na Europa do pós-guerra que uma força da esquerda radical aparece em posição de chegar ao governo; mas, por outro lado, é verdade que foi derrotado, apesar de por pouco, e isto teve um efeito desmoralizador para todos os que achavam que tinha chegado o momento de romper com a situação atual.

Por isso os tempos são muito duros, porque foram implementadas as mesmas políticas, a sociedade está ainda mais traumatizada do que há um ano e meio, os fascistas tornaram-se a terceira força política do país e penso que, no laboratório grego, existe uma corrida entre as alternativas progressistas, como a do Syriza, ou soluções extremamente perigosas e autoritárias, como as defendidas não só pelos fascistas, mas também por todo um setor do Estado e das forças políticas dominantes que, desesperadas pelo beco sem saída a que chegou a situação que criaram, são tentadas por um caminho radicalizado e autoritário.

Existe a possibilidade de um golpe de Estado?

Não, porque não creio que o problema na Grécia seja o Exército. Creio que o que provavelmente chega mais perto disso é uma estratégia de tensão, na qual setores linha-dura do Estado – mais na polícia e nas forças de segurança que no Exército – e setores da elite política, implementem a sua solução autoritária, provavelmente mantendo a fachada do regime parlamentar, eleições, etc. Mas esse regime seria uma espécie de concha vazia, e no seu lugar ficaria um Estado muito controlado e autoritário, claramente muito diferente do tipo de coisas que vimos até há pouco.

Podemos esperar uma futura vitória eleitoral do Syriza?

Para nós, o que é absolutamente urgente agora é derrubar o atual governo. Não podemos esperar pelo processo parlamentar normal. Usamos todas as nossas forças para reforçar a resistência e os movimentos populares, queremos reforçar o espírito de resistência, oferecendo uma alternativa e provocando, o mais cedo possível, novas eleições com a esperança de que se elas chegarem no contexto de um ascenso do movimento popular, se abra uma nova possibilidade de constituir-se um governo progressista de esquerda. Porque, evidentemente, enfrentaremos uma enorme reação tanto interna quanto internacionalmente, e sem mobilização popular não conseguiremos implementar o nosso programa.

Go to Original – cartamaior.com.br

 

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.


Comments are closed.