(Português) Vários Modos de Resistir à Ditadura Financeira

ORIGINAL LANGUAGES, 16 Mar 2015

Boaventura de Sousa Santos – Outras Palavras

Boaventura de Sousa Santos

Boaventura de Sousa Santos

Na Grécia e Espanha, surgiram partidos-movimento. Em Portugal, socialistas rebelados podem vencer eleições. Como o sistema procura cooptá-los? Qual o antídoto?

Os países do sul da Europa sofrem ameaças semelhantes e enfrentam desafios comuns, mas os contextos em que terão de lidar com umas e com outros variam de país para país. A maior ameaça é a “austeridade” sem fim, o bem-estar convertido em luxo de poucos, a indignidade e a precariedade impostas a maiorias cada vez maiores, a corrupção como modo normal de fazer política, a financeirização da vida, a democracia transformada num espantalho vazio agitado pelas bolsas de valores para intimidar cidadãos ainda não resignados. O desafio maior é encontrar uma saída que não seja um precipício.

Este é o maior desafio que as esquerdas enfrentam desde 1919. A grande dificuldade é esta: há um século, as esquerdas dividiram-se entre a opção socialista/comunista e a opção social-democrática; hoje, continuam divididas, apesar de não haver condições para nenhuma das opções. O que sempre as uniu foi a luta por uma sociedade mais justa e uma vida digna para as grandes maiorias. Sendo mais do que nunca urgente o objetivo que as une, será possível atenuar o que as divide?

Debruço-me sobre a opção que na Europa resistiu mais, a social-democracia proposta pelos partidos socialistas. Sendo certo que os partidos socialistas participam em cerca de metade dos governos da União Europeia (UE), como se explica que a ortodoxia neoliberal, ferozmente anti-social-democrática, domine tão amplamente? Sem dar demasiado peso ao atoleiro de mediocridade e de corrupção em que a política corrente se converteu, a razão reside em que há partidos social- democratas mas não há condições social-democráticas.

O drama é que a ausência de tais condições afeta tanto os partidos socialistas como os partidos à sua esquerda que aspiram a ser governo. Ou seja, todos estes partidos põem na agenda o ideário social-democrático: direitos sociais baseados em políticas públicas bem financiadas, na saúde, na educação e na segurança social; justiça fiscal, Estado democraticamente forte, justiça acessível, independente e eficaz. Assim sendo, o que une as esquerdas a curto prazo é a luta pela refundação das condições social-democráticas. Para isso, é urgente trazer o social e o popular para dentro do político como forma de defender este do assalto à mão armada pelos mercados por parte do capital financeiro. É aqui que os contextos divergem.

Na Grécia, o Pasok está ferido de morte. O Syriza e o povo grego têm um crédito moral impressionante sobre os europeus do sul: um país periférico ousou negociar, em nome de um povo que não quer morrer de “austeridade”, em condições chocantemente desiguais. E prepara-se para fazê-lo sozinho durante meses e ainda por cima servindo de vacina contra o Podemos em Espanha e o Sinn Fein na Irlanda, os países onde a hidra financeira está focada. Na Espanha, o Podemos põe em causa a própria distinção convencional entre esquerda e direita, como forma de fazer emergir uma esquerda digna do nome. E provavelmente vai ter êxito.

Em Portugal, o PS pode ganhar as próximas eleições. Ao contrário do que acontece na Grécia e na Espanha, a esquerda não pode prescindir do PS nem o PS pode prescindir da esquerda. O secretário-geral do partido, António Costa apresentou na recente cúpula de The Economist em Cascais um documento importante sobre a criação das condições social-democráticas. Não surpreende que não tenha tido eco. A direita já pressentiu o perigo e aposta em neutralizar o PS em tudo o que o afaste dela. A estratégia é clara: converter a devastação social dos últimos anos num sucesso digno dos alemães; só dar visibilidade a António Costa em tudo o que faça do PS uma não alternativa. E o mais grave é que a direita está bem instalada dentro do PS, pronta para boicotar o secretário-geral.

Se este se der conta a tempo, deverá trazer o social para dentro do político; dizer sem equívocos que não quer homens dos mesmos negócios de sempre na presidência da República; não ter medo das palavras pátria e soberania quando o país é já um protetorado; dar espaço às esquerdas, para que todos lutem pelos votos dos portugueses ofendidos e maltratados por este governo, em vez de se comerem uns aos outros; mostrar com veemência que, ao contrário de muitos que ocupam altos cargos, é um político honesto.

____________________________

Boaventura de Sousa Santos é doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, diretor dos Centro de Estudos Sociais e do Centro de Documentação 25 de Abril, e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa – todos da Universidade de Coimbra. Sua trajetória recente é marcada pela proximidade com os movimentos organizadores e participantes do Fórum Social Mundial e pela participação na coordenação de uma obra coletiva de pesquisa denominada Reinventar a Emancipação Social: Para Novos Manifestos.

Go to Original – outraspalavras.net

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.

Comments are closed.