(Português) Ecce Bestia: tratado de zoofilia e de outras transações descaradas entre humanos e bichos

ORIGINAL LANGUAGES, 12 Oct 2015

Ezio Flavio Bazzo - ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais

Divulgação

Divulgação

6 out 2015 – Quando em 2001 publiquei o livro Ecce bestia (tratado de zoofilia e de outras transações descaradas entre humanos e bichos) recebi cartas e mensagens extremamente agressivas de pessoas que não acreditavam que tais práticas teriam existido no passado e muito menos no presente. Como nunca tive intenção de provar nada a ninguém, acho que nem respondi àquelas indelicadas missivas. Hoje, a manchete abaixo, estampada numa revista de circulação nacional deve estar causando mais espanto e indignação àqueles mal educados e ingênuos leitores.

dinamarcaO texto que mais mencionavam como descabido e que os havia ofendido era o que eu havia escrito na quarta capa do referido “tratado”, que é assim: [Tenho certeza que este assunto não lhe é estranho, leitor! Mas não fique na defensiva, pois ele não diz respeito apenas a você, ao Brasil, à Patagônia, à Bolívia, ao Afeganistão e a outras regiões supostamente atrasadas do mundo. Textos tanto antigos como modernos mencionam a prática e o vício da zoofilia e do bestialismo por todos os lados do planeta, inclusive em lugares chiques, impensáveis e fora de suspeitas. Escribas religiosos relatam histórias de sacerdotes sabichões que treinavam diversas espécies no interior de templos para transar em público com mulheres, para sodomizar homens e para serem por eles sodomizados. Sim, por mais bizarro e miserável que pareça, o costume de relacionar-se sexualmente com animais existe desde sempre e tanto abaixo como acima do Equador. Dizem que as cabras são preferidas na Andaluzia, na Sicília, na África e no nordeste brasileiro. Que o pessoal da Europa Central prefere os jumentos enquanto que o do norte dá prioridade às renas. Já, no sul do Brasil, as éguas e as vacas são frequentemente objetos sexuais de muita gente, apesar das porcas e das ovelhas não ficarem para trás. Os cães, as galinhas e os macacos, curiosamente, fazem sucesso em qualquer lugar do planeta. A literatura está impregnada de histórias desse gênero. Em: O teatro dos vícios – por exemplo – Emanuel Araujo menciona algumas confissões de bestialismo, uma durante a primeira visita do Santo Ofício ao Brasil e outras por volta de 1791. Na primeira, um tal de Heitor Gonçalves teve de explicar-se aos inquisidores por haver dormido carnalmente com ovelhas, burras, vacas e éguas. Nas outras, um escravo foi surpreendido tendo intimidades com uma jumenta e outro, amancebado com uma porca…]

“A Dinamarca aprovou uma lei nesta terça-feira que veda toda forma de bestialismo. A medida foi tomada após ativistas protestarem contra brechas na legislação que estariam incentivando certo turismo sexual com animais. Até agora, o código penal dinamarquês só previa punições para atos sexuais que ferissem os animais.

A mudança na lei foi encampada há alguns meses pelo ministro da Agricultura e Alimentação, Dan Jorgensen, seguindo o exemplo de outros países do norte da Europa, como Alemanha, Suécia e Noruega, que também proibiram a prática recentemente. “Decidimos proibir o bestialismo por vários motivos. O principal é que, na maioria dos casos, trata-se de uma agressão ao animal. E, em qualquer caso de dúvida, os animais devem ser protegidos”, declarou o ministro.

Os políticos que votaram a favor do projeto de lei disseram que a Dinamarca não queria ser o último país do norte da Europa onde o bestialismo fosse permitido. “Há relatos frequentes de shows de sexo com animais organizados em clubes e bordéis na Dinamarca”, afirmou o Conselho de Ética para Animais, em um relatório. Brasil – O Brasil não tem uma legislação específica contra o bestialismo. Atos dessa natureza podem ser enquadrados como maus tratos aos animais, cuja pena varia de três meses a um ano de prisão, mais multa. Um projeto de lei de autoria do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que estipula a criminalização da prática, está parado na Câmara”.

(Ver revista VEJA, – da redação)

Go to Original – anda.jor.br

 

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.


Comments are closed.