(Português) A Inteligência dos Porcos

ORIGINAL LANGUAGES, 11 Jan 2016

Direitos Animais - ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais

8 jan 2016 – O respeito e a compaixão são importantes por uma questão ética e de sentimentos. Porém cada vez mais vamos percebendo, através de estudos ou pela simples convivência, que os animais não humanos são mais inteligentes do que costumávamos pensar. Para exemplificar, segue uma lista de comportamentos peculiares dos porcos.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

– Porcos utilizam ferramentas

Um estudo realizado pelo professor Donald Broom na Universidade de Cambridge constatou que porcos conseguem utilizar espelhos para localizar alimentos que não estão diretamente visíveis. Apenas algumas outras espécies, como golfinhos, elefantes e chimpanzés, passaram no “teste do espelho”, entendendo que o que se vê são reflexos, e não imagens de uma janela.

– Porcos se divertem com videogame

Enquanto estava na Universidade Estadual da Pensilvânia, o Dr. Stanley Curtis descobriu que porcos são capazes de jogar jogos de vídeo controlados por joystick e são “capazes de representação abstrata”. Ele dizia que “há muito mais acontecendo com os porcos em termos de pensamento e observação do que podíamos imaginar.”

– Porcos identificam objetos

Dr. Curtis ensinou porcos a sentar e pular, além de buscarem objetos como bolas, halteres e frisbees. Mesmo após anos, os porcos ainda eram capazes de identificar tais objetos.

– Porcos têm ótima memória

Suzanne Held, que estuda as habilidades cognitivas de animais de criação da Universidade de Bristol, percebeu que os porcos se lembram de maneira brilhante onde os alimentos estão guardados e também conseguem discernir diferentes esconderijos de guloseimas por tamanho. Ela diz que esta habilidade está ligada a seu habitat natural, em que o alimento fica espalhado e os porcos precisam procurá-lo.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

– Porcos são espertos

Eles aprendem a seguir outros porcos para encontrar comida e até mesmo usar táticas evasivas para tentar jogar um porco seguimento fora da trilha, para que possam manter o seu tesouro para si mesmos.

– Porcos aprendem a regular a temperatura ambiente

Na Universidade de Illinois, Dr. Curtis identificou que não só os porcos têm preferências de temperatura, como também aprendem a ligar ou desligar o aquecedor de um celeiro se acharem que está muito quente.

– Porcos se limpam

Ao contrário do que diz a expressão popular, os porcos não suam, e portanto gostam de tomar banho em água ou lama para se refrescarem. Um guardião de porcos fez para eles um chuveiro, que eles aprenderam a ligar e desligar por si mesmos.

– Porcos podem salvar vidas

Um porquinho chamado Pru salvou a vida de sua guardiã, arrastando-a para fora de um pântano. A lista de porcos heróicos inclui também a Priscilla, que salvou um menino de afogamento; Spammy, cujos gritos levaram os bombeiros a resgatar seu amigo bezerro chamado Spot de um incêndio; Lulu, que fez sinal para um carro que passava para ajudar seu companheiro humano, que havia sofrido um ataque cardíaco; Tunia, que afugentou um invasor; e Mona, que segurou a perna de um suspeito em fuga até a chegada da polícia.

– Porcos são otimistas e curiosos

Em seu livro “The Whole Wog”, a naturalista Lyall Watson escreve: “Não sei de nenhum outro animal que seja mais consistentemente curioso, mais disposto a explorar novas experiências e mais preparado para enfrentar o mundo com tanto entusiasmo. Porcos, eu descobri, são otimistas incuráveis e se empolgam pelo simples fato de existirem.”

______________________________

Fonte: Direitos Animais

Go to Original – anda.jor.br

 

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.


Comments are closed.