(Português) Artistas e intelectuais estrangeiros divulgam carta contra impeachment de Dilma

ORIGINAL LANGUAGES, 29 Aug 2016

Revista Fórum | Brasil de Fato – TRANSCEND Media Service

“Esperamos que os senadores brasileiros respeitem o processo eleitoral de 2014″, diz documento.

Da esq. para a dir: Viggo Mortensen, Susan Sarandon, Noam Chomsky e Tom Morello, alguns dos que são contra o golpe / Foto: WikiCommons

Da esq. para a dir: Viggo Mortensen, Susan Sarandon, Noam Chomsky e Tom Morello, alguns dos que são contra o golpe / Foto: WikiCommons

25 de Agosto de 2016 – Um grupo de artistas e intelectuais estrangeiros divulgou, no início da tarde de quarta-feira (24), uma carta de protesto contra o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A poucos dias da votação final no Senado que definirá o futuro de Dilma, os artistas e intelectuais, em sua maioria norte-americanos, se mostraram preocupados com a situação política no Brasil.

“Estamos preocupados com o impeachment de motivação política da presidenta, o qual instalou um governo provisório não eleito. A base jurídica para o impeachment em curso é amplamente questionável e existem evidências convincentes mostrando que os principais promotores da campanha do impeachment estão tentando remover a presidenta com o objetivo de parar investigações de corrupção nas quais eles próprios estão implicados”, diz trecho do texto, que apela ainda para que os senadores brasileiros “respeitem o processo eleitoral”.

Assinam a carta nomes do cinema, da música e da academia como o ator Viggo Mortensen, de “O Senhor dos Anéis”, o músico Brian Eno, o cantor Harry Belafonte, cineasta Oliver Stone, a escritora Naomi Klein, o intelectual Noam Chomsky ou ainda o ator Danny Glover.

Além dos artistas e intelectuais, um grupo de organizações norte-americanas divulgou um comunicado com o mesmo tom de protesto contra o processo de impeachment no Brasil. Assinam o documento, ao todo, 44 organizações trabalhistas e sociais, entre elas a poderosa central sindical AFL-CIO, que tem mais de 12 milhões de membros.

Confira, abaixo, a íntegra da carta do grupo de artistas e intelectuais e seus signatários.

********************

24 de agosto de 2016

Nos solidarizamos com nossos colegas artistas e com todos aqueles que lutam pela democracia e justiça em todo o Brasil.

Estamos preocupados com o impeachment de motivação política da presidenta, o qual instalou um governo provisório não eleito. A base jurídica para o impeachment em curso é amplamente questionável e existem evidências convincentes mostrando que os principais promotores da campanha do impeachment estão tentando remover a presidenta com o objetivo de parar investigações de corrupção nas quais eles próprios estão implicados.

Lamentamos que o governo interino no Brasil tenha substituído um ministério diversificado, dirigido pela primeira presidente mulher, por um ministério compostos por homens brancos, em um país onde a maioria se identifica como negros ou pardos. Tal governo também eliminou o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Visto que o Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, estes acontecimentos são de grande importância para todos os que se preocupam com igualdade e direitos civis.

Esperamos que os senadores brasileiros respeitem o processo eleitoral de 2014, quando mais de 100 milhões de pessoas votaram. O Brasil emergiu de uma ditadura há apenas 30 anos, e esses eventos podem atrasar o progresso do país em termos de inclusão social e econômica por décadas. O Brasil é uma grande potência regional e tem a maior economia da América Latina. Se este ataque contra suas instituições democráticas for bem sucedido, as ondas de choque negativas irão reverberar em toda a região.

Tariq Ali – Writer, journalist and filmmaker

Harry Belafonte – Civil rights activist, singer and actor

Noam Chomsky – Professor Emeritus of Linguistics at MIT, theorist and intellectual

Alan Cumming – Actor and author

Frances de la Tour – Actor

Deborah Eisenberg – Writer, actor and teacher

Brian Eno – Composer, singer, visual artist and record producer

Eve Ensler – Playwright, author of The Vagina Monologues

Stephen Fry – Broadcaster, actor, director.

Danny Glover – Actor and film director

Daniel Hunt – Music producer and filmmaker

Naomi Klein – Writer and filmmaker

Ken Loach – Filmmaker

Tom Morello – Musician

Viggo Mortensen – Actor and musician

Michael Ondaatje – Novelist and poet

Arundhati Roy – Author and activist

Susan Sarandon – Actor

John Sayles – Screenwriter, director and novelist

Wallace Shawn – Actor, playwright and comedian

Oliver Stone – Filmmaker

Vivienne Westwood – Fashion designer

Go to Original – brasildefato.com.br

 

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.


Comments are closed.