(Português) A Memória como auxiliar do Futuro

ORIGINAL LANGUAGES, 21 Nov 2016

Alexandre Honrado – Jornal Tornado

Recordar o Mundo com a Recordação de Cohen

Leonard Cohen

Leonard Cohen

11 nov 2016 – Vou decorar as letras todas de Leonard Cohen que ainda não sei.

Pior do que discutir o Prémio Nobel para Dylan é ficar sem aqueles que nos fizeram. Cohen é um dos assentos da minha memória – e sim, um dos acentos também –  e olhem que essa, a minha memória, é um anfiteatro muito cheio, até ver.

Não sei se Cohen morreu de emoção, para evitar saber que o Hitler loiro tomaria o poder na América, se o seu coração pars não ouvir os êxitos da Broadway e até os Rolling Stones pontuar a vitória do candidato americano que não interpreta a vontade popular na sua totalidade mas o medo que a alavanca.

Não choro Cohen, judeu de nascimento, budista por opção, canadiano de origem, poeta por destino – porque ele somava os risos como forma de vida – e isso é retemperador, didático e contagiante.

A História como paixão

Quando me licenciei em História não o fiz nem para ter uma “ferramenta” de trabalho – ser jornalista era mesmo a minha prioridade – nem para dar um gosto à família – a maior parte era mais apologista de que não perdesse tempo com esse diletantismo cultural, que não traz dinheiro e até incomoda quem nos rodeia, pela mania de exibir provas materiais e inequívocas dos mais trágicos momentos consumados pelo Homem o que, nas reuniões sociais, cai sempre mal. E sim, a minha avó queria muito, na altura, que eu fosse engenheiro agrónomo, seja lá isso o que for.

Acho que, uma vez mais, fui motivado pela paixão – essa nunca me abandonou nem eu a ela – e por acreditar que só a memória é a verdadeira auxiliar do futuro, em especial num mundo que encolhe os ombros e escolhe o Alzheimer cultural como seu amante mais dileto. A História nunca me abandonou até hoje. Devo-lhe as janelas escancaradas para o entendimento daquilo que somos.

A Ideologia da aceitação

Estive nos Estados Unidos na primeira eleição de Barack Obama e poupo os pormenores se vos disser que já voltei aos Estados Unidos depois disso e que não duvido, enquanto testemunha do que me é dado ver, como a sociedade norte-americana anda perdida, como é quase natural o resultado destas eleições, como os pobres deixam de desconfiar dos ricos para desconfiarem de outros pobres, pois a competição pelo naco de pão é mais realista do que outras batalhas.

Os Estados Unidos ao contrário do que o mundo nota, são mesmo uma reunião de pobres, que engrossam com o seu trabalho e a sua abnegação a grande riqueza que os governa. São, como sempre foram, sustentados pelos estrangeiros que ali procuraram abrigo, onde uma forma de esclavagismo e a atividade criminosa de pequena e grande  escala coabitam.

Sob o ponto de vista das ideologias, o mosaico local enferma de marcas muito definidas: a noção de Democracia que foi sendo delapidada ao longo dos séculos – dos “Pais fundadores”, dos abolicionistas, a este 45º presidente de opereta, racista, xenófobo e ignorante da cultura do seu próprio País -, das marcas mórmones e protestantes que tanto condicionam as decisões, de uma mescla emocional que hispanos, europeus, imigrantes de modo geral, fazem convergir num muito remendado e insípido american way of life.

Para que a sociedade resista, resiste o desconforto

O medo constante da ameaça exterior, que um dia é a comunista, no outro é a presença mexicana, no outro os imigrantes, logo os refugiados, depois o terrorismo que, já foi aliás largamente provado, resulta de apoios muito concretos dos capitalistas norte-americanos, que vivem desses cenários, se possível mantidos à distância do território, para não causar mal estar.

A América dos primeiros tempos de Obama e esta agora piorou. Atamancou-se com algumas medidas provisórias, mas permitiu os extremismos. O extremismo dos responsáveis somado ao extremismo da interpretação coletiva. A ideia de descontentamento instalada nas classes populares que ainda votam, e que não têm formação cultural que permita identificar os inimigos a quem dão a mão, conduz a opções que para alguns de nós são surpreendentes. Mas não o são: quem recorrer à memória perceberá que aquilo que há na história é a escada descendente que conduz à cave onde se aprisionam, momentaneamente, os medos coletivos.

Falando de memória, o Governo desistiu de “privatizar” a Fortaleza de Peniche que assim vai ser retirada da lista de 30 edifícios que vai concessionar parcialmente a privados. A revelação foi feita na Assembleia da República por Luís Castro Mendes, no âmbito do debate do Orçamento de Estado da Cultura para 2017. É uma notícia extraordinária.

Duas notas finais

Deixem-me que acabe por hoje – que a prosa vai tão extensa – com mais dois apontamentos:

  • Faço parte daqueles que trabalham no “Congresso Um Construtor da Modernidade: Lutero – Teses – 500 anos, que pretende refletir sobre as múltiplas dimensões do movimento da Reforma Protestante. É um grande momento anunciado (para Novembro do próximo ano) sobre a emergência da memória. Aliás, neste contexto, ando a ler Eric Voegelin in História das Ideias Políticas, vol. III : Idade Moderna, De Erasmo a Nietzsche, tradução e abreviação de Mendo Castro Henriques, “colega” do Jornal Tornado, a quem saúdo.
  • Finalmente, apesar do lançamento do último disco – numa década, o primeiro – de Sting, vou ouvir Leonard Cohen.

(Ah, é verdade. Cunhal, que esteve preso em Peniche, nasceu em 10 de novembro, em 1913. É só para que a memória tenha alimento e pouco mais.)

PS:

“As pessoas costumavam dizer que a minha música era muito difícil ou muito obscura. Nunca decidi que ia fazer música difícil ou obscura. Apenas decidi escrever o que sentia de forma honesta e fico encantado quando outras pessoas se revêm na música.”
Entrevista de Leonard Cohen ao Los Angeles Times (setembro de 1995).

Go to Original – jornaltornado.pt

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.

Comments are closed.