(Português) Touro assustado e perseguido pula cerca e invade arquibancada em festival espanhol
ORIGINAL LANGUAGES, 14 Oct 2019
Eliane Arakaki - ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais
O incidente ocorreu na cidade de Cortes, na região de Navarra, no norte de Espanha. Quatro pessoas ficaram feridas, o touro passa bem.
8 out 2019 – Imagens flagram o momento em que um touro perseguido e assustado salta sobre uma cerca em um evento das cruéis corrida em touros, atingindo a plateia. No vídeo é possível ouvir grupos de espectadores gritando apavorados. O incidente deixou quatro pessoas feridas.
Os eventos de corridas de touros espanhóis são flagrantes de abuso e crueldade explícita, o desrespeito com a vida dos animais indefesos é recorrente. Os touros são alvos de chutes, socos, bebidas alcoólicas e provocações, tudo em nome do “entretenimento”.
No vídeo os espectadores são vistos tentando controlar o animal, que atravessa um pequeno espaço entre a divisória da arena e os assentos da plateia, acertando em cheio dezenas de pessoas que assistiam ao evento.
Watch: Spectators run for their lives after rampaging bull leaps over fence into…
O incidente ocorreu durante a corrida de touros chama de “encierro”, que é parte das festividades locais na cidade de Cortes, na região de Navarra, no norte de Espanha.
Na filmagem, um touro pode ser visto correndo ao redor da praça de touros, quando de repente ele pula sobre a cerca de proteção e entra nas arquibancadas de supetão.
As pessoas presentes podem ser ouvidas gritando e alguns espectadores ajudam a puxar aqueles que ficaram presos perto da cerca para fora do local.
O touro perdido e sem direção pode ser visto correndo do lado de fora da cerca e depois voltando para a praça de touros, obviamente sem saber para onde fugir, na arena um homem com uma capa vermelha tenta distraí-lo.
O animal assustado então, corre em direção ao homem que foge antes que o touro pule a cerca protetora novamente enquanto outro touro entra na arena.
Ambos os touros acabam no ringue juntos, um segundo vídeo mostra como o touro alcançou as arquibancadas depois de pular a cerca.
Relatos indicam que uma mulher de Bunuel, em Navarra, e um homem de 74 anos de Mallen, em Saragoça, ficaram feridos, juntamente com outras duas pessoas que não foram identificadas nos relatórios.
O idoso teve que ser levado ao hospital em estado muito grave e foi submetido a uma cirurgia urgente.
Os organizadores decidiram remover o touro da arena e o evento foi cancelado para ajudar os paramédicos a atender os feridos. O touro, segundo os organizadores, não sofreu ferimentos.
Acuado mediante as provocações e agressões sofridas o intuito do animal era claramente o de fugir do local onde era maltratado, procurando a liberdade e distância de seus algozes. Animais são seres sencientes, capazes de sofrer, sentir, criar vínculos profundos e entender o mundo ao seu redor.
Chamar de entretenimento a diversão obtida à custa do sofrimento de outro ser vivo é no mínimo um equívoco grotesco.
____________________________________________
A imprensa não apenas informa. Ela forma conceitos. Modifica ideias. Influencia decisões. Define valores. Participa das grandes mudanças sociais e políticas trazendo o mundo para o indivíduo pensar, agir e ser. É justamente este o objetivo da ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais: informar para transformar. A ANDA difunde na mídia os valores de uma nova cultura, mais ética, mais justa e preocupada com a defesa e a garantia dos direitos animais. É o primeiro portal jornalístico do mundo voltado exclusivamente a fatos e informações do universo animal. Com profissionalismo, seriedade e coragem, a ANDA abre um importante canal com jornalistas de todas as mídias e coloca em pauta assuntos que até hoje não tiveram o merecido espaço ou foram mal debatidos na imprensa.
Tags: Activism, Animal Justice, Animal rights, Animals, Capitalism, Conflict, Cruelty, Exploitation, Justice, Politics, Power, Slavery, Veganism, Vegetarianism, Violence, World
DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.