(Português) Foie Gras é Proibido em Nova York por Motivos de Bem-Estar Animal

ORIGINAL LANGUAGES, 4 Nov 2019

Eliane Arakaki - ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais

O patê de fígado de ganso é obtido por meio de sofrimento e crueldade absurdos com as aves, que são alimentadas à força até que seus fígados atinjam um tamanho bem superior ao normal.

ONGs rvelam que o processo de obtenção do foie gras causa extremo sofrimento.
 | Foto: Animal Equality

31 out 2019 – Restaurantes e mercearias podem receber uma multa de até 2 mil dólares se infringirem as novas regras vigentes na cidade.

O Conselho da Cidade de Nova York votou ontem a aprovação de uma nova legislação que proibirá a venda de foie gras – o patê de fígado de ganso que é obtido por meio do sofrimento de aves que são alimentadas à força, até que seu fígado infla o suficiente para que elas possam ser mortas.

A proibição, que entrará em vigor em 2022, segue regras semelhantes na Califórnia, que proibiu a venda do produto há vários anos por questões de bem-estar animal.

httpv://www.youtube.com/watch?v=_8udctdnINM

Reclamações

Alguns criticaram a decisão, como o fornecedor de alimentos gourmet D’Artagnan que divulgou uma declaração dizendo: “A premissa desta legislação de que o processo é desumano não é apoiada por fatos ou pesquisas – nenhum membro do Conselho fez qualquer esforço para aprender sobre esse processo e todos se recusaram a visitar as fazendas para assistir em primeira mão”.

“Uma proibição de foie gras na cidade de Nova York custará a mais de 400 trabalhadores imigrantes seus empregos e chances no sonho americano. Se o tratamento humano for realmente o problema aqui, deveremos examinar as práticas de fábrica antes de fechar pequenas fazendas”.

Processo desumano

Mas a vereadora de Manhattan, Carlina Rivera, que patrocinou a legislação, descreveu o processo de produção de foie gras como “desumano”, acrescentando que “é uma das práticas mais violentas já realizadas e feitas apenas para produzir um produto puramente de luxo e status”.

Para produzir o produto, que provém do fígado “engordado” de gansos e patos, os animais são alimentados à força por um processo conhecido como “gavagem”.

A agência Animal Equality, que fez investigações secretas em fazendas de produção de foie gras, revela que essa prática causa “sofrimento extremo” aos animais que são “forçados a suportar grande agonia”.

____________________________________________

 A imprensa não apenas informa. Ela forma conceitos. Modifica ideias. Influencia decisões. Define valores. Participa das grandes mudanças sociais e políticas trazendo o mundo para o indivíduo pensar, agir e ser. É justamente este o objetivo da ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais: informar para transformar. A ANDA difunde na mídia os valores de uma nova cultura, mais ética, mais justa e preocupada com a defesa e a garantia dos direitos animais. É o primeiro portal jornalístico do mundo voltado exclusivamente a fatos e informações do universo animal. Com profissionalismo, seriedade e coragem, a ANDA abre um importante canal com jornalistas de todas as mídias e coloca em pauta assuntos que até hoje não tiveram o merecido espaço ou foram mal debatidos na imprensa.

Go to Original – anda.jor.br


Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

 

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.


Comments are closed.