(Portuguese) Como É Que o Dinheiro É Criado ?

ORIGINAL LANGUAGES, 7 Feb 2011

TRANSCEND Media Service

A maior parte das pessoas acredita que o Governo cria dinheiro cunhando moeda e imprimindo notas. Mas não é bem assim que isto acontece.

Desde o início que os Bancos funcionaram com base no princípio que as pessoas depositam o seu dinheiro no Banco e não o retiram deste todos ao mesmo tempo. Deste modo os Bancos podem emprestar dinheiro.

Nos tempos em que se utilizava dinheiro físico (por exemplo moedas de metal precioso) as pessoas começaram a aceitar as notas de papel emitidas por um Banco em vez do metal precioso.

Quando esta prática se tornou a norma os Bancos, inteligentemente, descobriram que podiam emitir mais notas do que o dinheiro físico que realmente estava depositado e que as pessoas pagariam juros, em dinheiro físico, pelos pedaços de papel que não estavam garantidos pelo dinheiro “real” dos depósitos.

Deste modo os Bancos podiam criar dinheiro a “partir do nada”! Nem precisavam sequer de imprimir notas de papel, bastava escreverem a quantia dos empréstimos nas contas daqueles que os pediam.

Os Bancos emprestam o dinheiro dos depositantes vezes sem conta. O total dos empréstimos é muito superior ao total do dinheiro depositado. A quantidade de dinheiro físico “real” guardado nos bancos para pagar aos depositantes é apenas uma pequena fracção do total que seria necessário se todos os depositantes o quisessem levantar ao mesmo tempo!

Este sistema é conhecido como “empréstimo baseado em reserva fracional” ou “empréstimo sem cobertura ou lastro”(em inglês “fractional reserve lending”).

Nos dias de hoje a quantidade de dinheiro que um Banco pode emprestar pode variar geralmente entre 8 a 12 vezes o dinheiro depositado!

Portanto quando você deposita dinheiro no Banco este pagar-lhe-á juros mas cobrará uma taxa de juro mais elevada a cerca de dez outras pessoas baseado no dinheiro que você deposita.

Portanto, por exemplo com uma taxa de juro de 5 % o Banco obteria até 50% do valor do seu depósito em cada ano!

Por isso é que os Bancos ficam muito satisfeitos por lhe pagar excelentes comissões se você lhes fornecer mais depositantes.

Os bancos centrais privados (Exs: Banco Central Europeu; Reserva Federal Americana) têm o privilégio de criar dinheiro a partir do nada e os Governos podem usar esse dinheiro mas com juros!

Quem paga esses juros?

Nós, o “povo”! Por exemplo através da carga fiscal. Nos EUA foi inventado, em consequência da criação da Reserva Federal em 1913,um novo imposto – Income Tax – que seria completamente desnecessário caso o Governo Americano criasse directamente o seu próprio dinheiro, sem juros!

O valor do “Income Tax”, que é pago pelo povo americano (!) é aproximadamente igual ao que o Governo americano paga , em juros, da dívida nacional ao cartel bancário da Reserva Federal. É uma quantia astronómica e seria totalmente desnecessária caso a Reserva Federal e o Income Tax não existissem !

Para onde vai o dinheiro dos juros pagos pelo povo americano (e não só)? Para privados, ou seja, famílias como os Rothschild, Rockeffeler,etc ,i.e., as Elites.

Lembrem-se que quem controla o dinheiro controla tudo o resto: Política, Polícias, Militares, Educação, “Meios de Comunicação Social”, etc.

Porque é que o dinheiro não é criado directamente pelos Governos sem juros?

Porque assim acabava-se a “galinha dos ovos de ouro” das Elites que controlam o Cartel Bancário … E o povo ficaria livre da dívida …

O sistema financeiro, tal como existe, torna-nos escravos da dívida porque temos que pagar os juros aos privados que “criam dinheiro a partir do nada”!

O dinheiro é inventado por bancos privados para o seu próprio lucro. Não é criado pelo Estado. Todo o dinheiro na economia existe devido aos bancos ou pertence aos bancos. Tem que ser pago de volta aos bancos com juros.

Está aqui a parte realmente triste. A quantidade de dinheiro na economia é em qualquer momento a quantidade dos empréstimos que foram emitidos, ele não inclui a quantidade adicional que é necessária para pagar os juros.

O dinheiro extra para pagar estes juros pode somente vir de empréstimos adicionais. Isto cria inflação. Nós precisamos de criar mais dinheiro e cada unidade nova de moeda criada desvaloriza as unidades já em existência porque o naco está sendo cortado em mais fatias.

Geração após geração é conduzida de novo ao endividamento. Os indivíduos podem escapar desta armadilha, mas para as massas não há nenhum outro resultado possível. É uma certeza matemática e está escrita no sistema. É simplesmente um mundo sem esperança.

A criação do dinheiro a “partir do nada ” com juros é a base da sociedade em que vivemos e talvez o maior roubo e a maior mentira da História!

Veja

http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=145629

para mais informações.

Aqui fica um resumo do artigo anterior para quem não tem tempo (ou disposição) para o analisar:

RESUMO

Problema de fundo:  O sistema financeiro é baseado na criação de dinheiro “a partir do nada” por bancos privados que depois o emprestam com juros. Este sistema injusto e absurdo baseia-se na dívida e permite a formação de bolhas especulativas e as consequentes depressões. Ao contrário do que muitos pensam são os bancos que emprestam dinheiro aos governos que depois o imprimem e não o contrário. Por isso os impostos têm que ser aumentados para o governo pagar os juros aos bancos!

Solução: O dinheiro necessário para o funcionamento da economia deveria ser criado pelo Estado. Isto permitiria baixar os impostos e evitaria a formação de bolhas especulativas.

Documentários de qualidade legendados em português. A importância e o carácter didáctico destes documentários torna-os absolutamente essenciais.

httpv://www.youtube.com/watch?v=YODjF4VTcTs

httpv://www.youtube.com/watch?v=MOqEn0CN0rQ&feature=player_embedded

httpv://www.youtube.com/watch?v=Rcbq1dXMS6A

This article originally appeared on Transcend Media Service (TMS) on 7 Feb 2011.

Anticopyright: Editorials and articles originated on TMS may be freely reprinted, disseminated, translated and used as background material, provided an acknowledgement and link to the source, TMS: (Portuguese) Como É Que o Dinheiro É Criado ?, is included. Thank you.

If you enjoyed this article, please donate to TMS to join the growing list of TMS Supporters.

Share this article:

Creative Commons License
This work is licensed under a CC BY-NC 4.0 License.

Comments are closed.