(Português) Uri Avnery: Fúria e Humor de um Pacifista Israelense

PALESTINE - ISRAEL, ORIGINAL LANGUAGES, 3 Dec 2012

Robert Fisk, The Independent – Outras Palavras

Uri Avnery dispara: Netanyahu quer estado judeu do Mediterrâneo ao rio Jordão; mas isso levará a beco sem saída.

O velho Uri Avnery [membro da TRANSCEND] tem 89 anos e ainda luta. O escritor mundialmente conhecido ainda é um dos maiores guerreiros da esquerda de Israel, ainda exige paz com os palestinos, paz com o Hamas e um estado palestino nas fronteiras de 67 – com pequenos acertos de território para um lado e para o outro. Ainda crê que Israel poderia ter paz, amanhã ou na semana que vem. Se Netanyahu quisesse paz. “A desventura de um otimista incorrigível” – assim ele descreve o próprio destino. Ou talvez seja, na verdade, só um mágico?

Ainda é o mesmo sujeito que encontrei há 30 anos, jogando xadrez com Yasser Arafat nas ruínas de Beirute. Cabelos e barbas hoje brancos, lança palavras – diz que ultimamente anda um pouco surdo – com a mesma fúria e o humor de sempre. Pergunto a Avnery o que estão fazendo Netanyahu e seu governo. Qual o objetivo deles nessa guerra de Gaza? Os olhos dele brilham e ele responde.

“Você pressupõe que eles queiram alguma coisa, e que queiram a paz – e, nesse caso, a política deles é estúpida, ou insana. Mas se você assume que não dão a mínima para a paz, mas querem um estado judeu que vá do Mediterrâneo ao rio Jordão, então, em certa medida, o que estão fazendo faz sentido. O problema é que o que eles querem está levando a um beco sem saída – porque já temos um estado em toda a Palestina histórica, do qual três quartos são o estado judeu de Israel e um quarto são a Cisjordânia e a Faixa de Gaza ocupadas.”

Apartheid em Israel

Avnery fala com sentenças perfeitas. Minha caneta corre pelo papel até ficar sem tinta. Tenho de usar uma das dele.

“Se anexarem a Cisjordânia como anexaram Jerusalém Leste” – diz ele –, “nem faz muita diferença. O problema é que nesse território que hoje é dominado por Israel, há 49% de judeus e 51% de árabes – e o desequilíbrio aumenta ano a ano, porque o crescimento populacional entre os árabes é muito maior que o crescimento do nosso lado. Portanto, a verdadeira pergunta é: se essa política continua, que tipo de estado haverá? Como é hoje, é um estado de apartheid; apartheid absoluto nos territórios ocupados e apartheid crescente em Israel. E, se isso continuar, haverá um apartheid absoluto em todo o país, sem dúvida.”

O argumento de Avnery avança, claro. Se os habitantes árabes tiverem garantidos direitos civis plenos, logo haverá maioria árabe no Knesset [Parlamento], e a primeira coisa que esse Parlamento fará será trocar o nome do país, de ‘Israel’ para ‘Palestina’, e todo o exercício dos últimos 130 anos será reduzido a nada. Limpeza étnica massiva é impossível no século 21” – diz ele, ou assim espera –, “mas quanto à demografia, não há o que discutir”.
“É uma supressão. Espera-se que ninguém pense nisso, que se afaste a ideia da nossa consciência. Nenhum dos partidos fala sobre esse problema. A palavra ‘paz’ não aparece em nenhum manifesto eleitoral, exceto no do pequeno partido Meretz – nem nos partidos da Oposição nem nos da Coalizão. A palavra ‘paz’ desapareceu completamente.”

“A esquerda em Israel? Eles têm estado, mais ou menos, hibernando – desde que a esquerda foi destruída por Ehud Barak, em 2000. Ele voltou de Camp David – como autoproclamado líder do ‘campo da paz’ – e nos disse ‘não temos parceiro para a paz’. Foi um golpe mortal. Quem disse isso não foi Netanyahu, mas o líder do Partido Trabalhista. Foi o fim do movimento Paz Agora.”

Esperança

Então o otimista ressurge, conforme as nuvens escurecem o mar que se avista do apartamento do sétimo andar de Avnery, em Telavive. “Quando me encontrei com Arafat em 1982, os termos já estavam todos ali. O termo mínimo e o máximo do que os palestinos querem são os mesmos: um estado palestino junto a Israel, compreendendo a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Leste como capital, com pequenos acertos de território e uma solução simbólica para a questão dos refugiados. Mas isso está sobre a mesa como flor murcha. Olha para nós todos os dias. Já cedemos a Faixa de Gaza – para ganhar o controle sobre a Cisjordânia, assim como [Menachem] Begin cedeu todo o Sinai, para ganhar toda a Palestina.”

Avnery está convencido de que o Hamas aceitaria proposta semelhante – ele fez uma palestra para eles em Gaza, em 1993. “Lá estava eu, frente a 500 xeiques de barbas negras, falando hebraico – fui aplaudido e convidado para almoçar.”

Desde então, reuniu-se várias vezes com delegados do Hamas. Para eles, defender a Palestina é waqf [dever absoluto, sob a lei islâmica], não podem ceder a Palestina. Mas uma trégua pode ser santificada por Deus. “Se oferecessem uma trégua de 50 anos seria suficiente para mim, pessoalmente.” Claro, diz Avnery, o Hamas afirma em seu manifesto que quer destruir Israel. “Abolir um manifesto é coisa muito difícil de fazer – os russos algum dia aboliram o Manifesto Comunista? Pois a OLP aboliu o manifesto deles.”

E assim seguem as coisas. Os grupos da paz, pequenos mais muito ativos – o Gush Shalom [Bloco da Paz], o projeto Paz Agora monitorando as colônias, os Combatentes da Paz (ex-soldados israelenses e ex-combatentes palestinos) e os pais enlutados pela morte de seus filhos – preparam-se para as eleições de janeiro. Curiosamente, Avnery acredita que o incriminador – e muito condenado – Relatório Goldstone sobre a matança que foi a guerra de Gaza de 2008-2009 foi o que impediu, desta vez, a invasão por terra.

“Goldstone pode orgulhar-se do que fez – ele realmente salvou muitas vidas.” Não poucos liberais de Israel esperam que Uri Avnery viva outros 89 anos.

Original em ingles: Uri Avnery, One of Israel’s Great Leftist Warriors, Wants Peace With Hamas and Gaza – But Does the Knesset?

Tradução: Vila Vudu.

Go to Original – outraspalavras.net

 

Join the BDS-BOYCOTT, DIVESTMENT, SANCTIONS campaign to protest the Israeli barbaric siege of Gaza, illegal occupation of the Palestine nation’s territory, the apartheid wall, its inhuman and degrading treatment of the Palestinian people, and the more than 7,000 Palestinian men, women, elderly and children arbitrarily locked up in Israeli prisons.

DON’T BUY PRODUCTS WHOSE BARCODE STARTS WITH 729, which indicates that it is produced in Israel.    DO YOUR PART! MAKE A DIFFERENCE!

7 2 9: BOYCOTT FOR JUSTICE!

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.

Comments are closed.