(Português) Copa de Quem?

ORIGINAL LANGUAGES, 16 Jun 2014

Tereza Halliday – Diário de Pernambuco

Está explícito: “Copa do Mundo da Fifa”. Mundo de patrocinadores que se acotovelam em nosso campo visual para ter seu nome, logotipo, slogan marcado na memória dos consumidores – nós, que compramos de tudo no festival de publicidade da copa da Fifa. É esperado que os donos da Copa atinjam alto índice de recall e vendas. Copa do Mundo é big business.

A estratégia não educativa e não patriótica, mas de propaganda e marketing é unir os brasileiros numa onda de fraternidade e solidariedade que não conseguimos em nenhum outro momento da história nacional – dissidentes, intolerantes e “reclamões” que somos, por motivos legítimos e ilegítimos. Daí o lema “Somos todos um”. Parece até congresso de espiritualidade e medicina quântica.   É para fazer acreditar que todos somos loucos por futebol e que patriotismo significa apenas torcer pelo Brasil. Claro que vibramos com as histórias de vida, superação e salários espetaculares dos jogadores. E queremos uma desforra de todas as indignidades que nos fazem passar como cidadãos brasileiros na vida quotidiana: transporte indigno, saneamento indigno, educação pública indigna. Somente o anestésico de um gol nos alivia.

Daí,  flashbacks de gols de todas as copas e o grito “gol” repetido à exaustão. “Somos todos um”, com protestos, sem protestos, com PT, sem PT, só importa uma coisa: a Copa da Fifa para nos dar a sensação de ser irmãos por alguns dias.   Sediada no Brasil em 2014, a Copa do Mundo Fifa torna-se o nosso mundo. Impensável e insensato não torcer pelo Brasil. Eu torço, mas sem perder a consciência de que, enquanto a bola rola, nós somos enrolados.

_______________________________

Tereza Halliday é analista de discurso, ex-professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco, jornalista e escritora terezahalliday@gmail.com.

Publicado originalmente no Diário de Pernambuco, 9 de junho 2014.

Obs.: Doravante, meus artigos para o Diário de Pernambuco passam a ser mais curtos ainda, por determinação do jornal, em seu novo formato gráfico. Não pensem que é preguiça minha de escrever. Dá gosto adequar-me às novas regras e conseguir produzir textos ainda mais enxutos.

 

This article originally appeared on Transcend Media Service (TMS) on 16 Jun 2014.

Anticopyright: Editorials and articles originated on TMS may be freely reprinted, disseminated, translated and used as background material, provided an acknowledgement and link to the source, TMS: (Português) Copa de Quem?, is included. Thank you.

If you enjoyed this article, please donate to TMS to join the growing list of TMS Supporters.

Share this article:

Creative Commons License
This work is licensed under a CC BY-NC 4.0 License.


Comments are closed.