(Português) Passagem de Ano

ORIGINAL LANGUAGES, 29 Dec 2014

Tereza Halliday – TRANSCEND Media Service

As datas são meras invenções dos homens”, dizia minha avó. Não fazia questão de romper ano dormindo ou acordada. Havia aprendido a medida das coisas e atingido o contentamento.  Eu a levava a sério, certa de sua sabedoria. E esta afirmação, óbvia mas profunda,  teve o peso formativo de suas outras sentenças memoráveis: “Nossa maior fraqueza é que somos incrédulos. Só damos valor ao que possuímos quando o perdemos”; “Imoral não é usar biquíni. Imoral é enganar os outros para levar vantagem”.

Para ela, dias festivos e datas históricas eram convenções às quais não devíamos nos escravizar. Não era antissocial nem indiferente a celebrações, tanto que sempre lembrava dos aniversários de parentes e amigos, marcando-os com visita e presentes. Mas não era do seu feitio gastar com roupa nova, endividar-se,  somente porque haveria a festa chamada Revéillon (em francês: refeição no meio da noite de Natal e no Dia de Ano; do verbo “réveiller” – acordar). Seu exemplo fazia acordar para o bom senso. Se, no guarda-roupa havia vestidos lindos e em bom estado, qual o mal de repetir um deles para a Noite de Ano?

Ela deplorava a tristeza de muitos, por não ter dinheiro para o sapato novo e a roupa nova, não podendo assim curvar-se às convenções das festas de fim de ano. Como se a essência da celebração estivesse nos gastos e na exibição. Também se compadecia dos que sofriam por não ter muita gente ao seu redor na noite de 31 de dezembro. Expectativas impostas pelos outros.  O fim do ano e o começo do outro deve ter a marca de uma alegria interior, que dispensa agitação e multidão, embora a presença das pessoas queridas seja coisa boa.  A celebração da mudança de ano não precisa conter amargor de desejos não realizados ou cenários irreais. Basta marcá-la, sem alarde, por  gratidão e esperança.

____________________________

Tereza Halliday, “Artesã de Textos” – Profª aposentada da UFRPe, Ph.D. em Comunicação Pública pela University of Maryland-EUA. Analista de discurso, jornalista, vários livros publicados, entre retórica e literatura infanto-juvenil. Trabalha com editoração de textos.

Diário de Pernambuco, 29/12/2014

 

This article originally appeared on Transcend Media Service (TMS) on 29 Dec 2014.

Anticopyright: Editorials and articles originated on TMS may be freely reprinted, disseminated, translated and used as background material, provided an acknowledgement and link to the source, TMS: (Português) Passagem de Ano, is included. Thank you.

If you enjoyed this article, please donate to TMS to join the growing list of TMS Supporters.

Share this article:

Creative Commons License
This work is licensed under a CC BY-NC 4.0 License.


Comments are closed.