(Português) Amazonas: Situação Legal dos Direitos Minerários da Reserva Nacional do Cobre (RENCA)

ORIGINAL LANGUAGES, 28 Aug 2017

WWF-World Wildlife Foundation – TRANSCEND Media Service

Relatório Técnico 2017

Desde 2015 estão sendo veiculadas diversas notícias a respeito da extinção da Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (RENCA), como forma de atração de investimentos para o setor mineral. Criada em 1984, essa área de bloqueio está situada no limite dos estados do Pará e Amapá e apresenta área de 47 mil km2, equivalente ao estado do Espírito Santo.

Recentemente, através da Portaria 128, publicada em 07 de abril de 2017, o Ministro de Minas e Energia fundamentou a intenção da remoção do bloqueio e balizou os trâmites administrativos para análise dos processos minerários na área compreendida pela RENCA antes de sua criação.

O presente relatório apresenta a situação legal dos 28 títulos outorgados (autorizações de pesquisa e concessões de lavra) e 154 requerimentos de pesquisa prévios à criação da reserva que deverão ser analisados pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). Esses processos somados, cobrem uma área equivalente a 30% da RENCA.

Continue a ler no pdf original – RENCA: WWF Amazonas Brasil

This article originally appeared on Transcend Media Service (TMS) on 28 Aug 2017.

Anticopyright: Editorials and articles originated on TMS may be freely reprinted, disseminated, translated and used as background material, provided an acknowledgement and link to the source, TMS: (Português) Amazonas: Situação Legal dos Direitos Minerários da Reserva Nacional do Cobre (RENCA), is included. Thank you.

If you enjoyed this article, please donate to TMS to join the growing list of TMS Supporters.

Share this article:

Creative Commons License
This work is licensed under a CC BY-NC 4.0 License.

Comments are closed.