(Português) Verdade Absoluta: O Que É? ou Quem É?

ORIGINAL LANGUAGES, 20 Apr 2020

Stephen Knapp (Sri Nandanandana dasa) – TRANSCEND Media Service

Os cientistas concordam que todo o tempo, toda a história e toda a criação começam a partir de um único ponto. E esse ponto teria de ser a Verdade última ou Absoluta. Então o que é exactamente a Verdade Absoluta? Como é que recuamos no tempo e no espaço para encontrar a fonte original de tudo? Mesmo que pesquisemos a Bíblia, o Corão, os escritos judeus, ou mesmo os textos sikh, zoroastrianos ou budistas, encontraremos informação limitada sobre o que é a Verdade Absoluta. E esqueçam a dependência da ciência moderna, eles ainda estão à procura e têm muitas teorias diferentes para oferecer.

Felizmente, os textos védicos da Índia sempre foram uma luz orientadora para proporcionar o conhecimento do que é a Verdade Absoluta. Por exemplo, o segundo verso do Vedanta Sutras (1.1.2) explica claramente, A Verdade Absoluta é aquele Ser onisciente, onipotente, todo-poderoso, de quem procede todas as coisas (origens, sustento e dissolução).

Isto é semelhante ao Aitareya Upanishad (1.1.2) que afirma, Ele (a Pessoa Suprema) criou todo este mundo material.

Aqui começamos a entender que a Verdade Absoluta é uma pessoa, a Pessoa Suprema, que é todo-poderosa, totalmente misericordiosa, e a origem e fonte de tudo. Assim, o único ponto a partir do qual todo tempo, história e criação têm origem é esta Pessoa Suprema, Deus. Na verdade, isto é apenas lógico porque a natureza material é inerte. Ela não pode ser a causa da sua própria criação. Assim, um cérebro vivo está por detrás do grande plano para esta manifestação. Vendo como tudo está maravilhosamente organizado neste mundo material para a sua existência contínua, devemos compreender que um cérebro vivo, uma pessoa, é a causa deste desenvolvimento, tal como um edifício não se pode desenvolver e construir a si próprio.

O Aitareya Upanishad (3.11) continua a explicar, Ele viu, e o Seu poder enviou a criação. O Brihadaranyaka Upanishad (4.4.22) continua, Ele é o Senhor e controlador de todos.

O Vishnu Purana (1.3.2) também explica que todas as energias criativas que agem no processo de criação, manutenção e aniquilação são as características naturais da Verdade Suprema, assim como o calor e a luz são as energias naturais do fogo. Portanto, podemos compreender que tudo na criação cósmica emana desta Verdade Absoluta, e mesmo após a sua aniquilação as energias materiais entram novamente na mesma Verdade Absoluta. (1)

A definição desta Verdade Absoluta é apresentada no Vishnu Purana, (2) que Ele é a alma omnipresente, toda desenvolvida e imutável de todos. Além disso, Ele é um sem um segundo, sem o qual nada pode existir. (3)

O Svetasvatara Upanishad (6.1-5) continua a explicar que Deus é a causa última de todas as causas. É Ele, a Pessoa Suprema, que permeia o mundo inteiro com a Sua consciência e poder. Ele é o controlador do tempo, através do qual a própria criação se desdobra. É Ele quem põe a criação em movimento e depois descansa pacificamente, depois de unir as almas jiva individuais com os princípios da matéria. Ele é a causa primordial da criação universal e impulsiona os seres vivos para os seus desejos materiais. Ele é a única realidade sem um segundo, para além da matéria e do tempo. Ele está além da percepção dos nossos sentidos, mas pode ser percebido através dos olhos da devoção. Ele é imortal e o monitor de cada ser vivo como a Super-alma no âmago do coração de todos. Conhecê-lo desta forma pode levar-nos à libertação final da energia material.

O Svetasvatara Upanishad (6.8) dá mais informações sobre a natureza de Deus e descreve o Supremo como não tendo nada igual ou maior do que Ele. Através das Suas várias potências, Ele manifesta as Suas partes e parcelas – os seres vivos individuais – que estão todos situados de forma diferente dentro da Sua energia. Mais tarde, no versículo treze do mesmo capítulo, nós o encontramos dito: O Supremo Senhor é eterno e os seres vivos são eternos. O Senhor Supremo é conhecedor e os seres vivos são conhecedores. A diferença é que o Senhor Supremo está a suprir todas as necessidades da vida para as muitas outras entidades vivas.

O ponto de que Deus é um só é repetido no Svetasvatara Upanishad (3.2), Verdadeiramente Deus é Um; não pode haver um segundo. Só Ele governa estes mundos com os Seus poderes. Ele fica de frente para os seres. Ele, o pastor [que significa Sri Krishna], depois de trazer à tona todos os mundos, reabsorve-os no fim dos tempos.

Aqui recebemos uma dica adicional de quem é essa Pessoa Suprema. Descobrimos que Ele é chamado o pastor, o que é uma clara referência ao seu passatempo de ser um rapaz vaqueiro. Este não é outro senão o Lorde Sri Krishna. E esta manifestação da Sua energia material é considerada como sendo apenas um dos Seus inúmeros passatempos.

O Kurma Purana (1.5.1-3) relata que existem inúmeros nomes para a Pessoa Suprema. Ele é nomeado de acordo com Suas qualidades e atividades. Como Ele não nasceu de nenhuma pessoa anterior, ele é chamado de Svayambhu (nascido de si mesmo). Como Ele é o objetivo dos homens, ele é chamado Narayana. Porque Ele é o removedor do samsara (o ciclo de nascimento e morte repetidos), Ele é Hara. Ele é chamado Vishnu por causa de Sua omnipresença. Ele é chamado Bhagavan por causa do Seu perfeito conhecimento de tudo. Ele é chamado OM por causa da Sua capacidade de protecção de todos. Ele é chamado Sarvajna (omnisciente) por causa do Seu conhecimento de tudo. Ele é chamado Sarva porque ele é idêntico a todos [espiritualmente da mesma qualidade mas infinito em quantidade]. E, como encontramos noutros lugares, o nome de Krishna significa aquele que é atraente para todos, que pode proporcionar o maior prazer.

No clássico védico Bhagavad-gita (7.6-7) o Senhor Krishna é bastante claro sobre ser a Verdade Absoluta, onde Ele diz, De tudo que é material e tudo que é espiritual neste mundo, saiba com certeza que eu sou tanto a sua origem como a sua dissolução. Nenhuma verdade é superior a Mim. Tudo repousa sobre Mim, como pérolas que estão amarradas num fio. Também (9.5), Krishna explica que Ele é o mantenedor de todos os seres vivos e a própria fonte da criação.

Nos quatro versos mais importantes do Bhagavad-gita (10.8-11), Sri Krishna explica, Eu sou a fonte de todos os mundos espirituais e materiais. Tudo emana de Mim. Os sábios que sabem disso se engajam perfeitamente no Meu culto devocional e Me adoram de todo o coração.

Mesmo o Rig-veda (1.22.20 & 21), um dos mais antigos de todos os textos Védicos, estabelece que não há verdade superior a Lord Vishnu, Krishna. A morada suprema de Lord Vishnu, ou os pés de lótus de Lord Vishnu, está espalhada por toda a parte como a luz do sol no céu. Grandes semideuses e pessoas santas vêem sempre essa morada suprema, reconhecendo-O como a verdade mais elevada. Almas espiritualmente despertas, ensinadas na compreensão transcendental, glorificam o Senhor e tornam essa morada mais brilhante.

Srila Jiva Gosvami apresenta também um verso comum que se encontra em três Puranas, nomeadamente o Padma Purana, o Linga Purana, e o Skanda Purana, que afirma,

alodya sarva-shastrani / vicharya cha punah punaha / idam ekam sunishpannam / dhyeyo narayanah sada

“Examinando cuidadosamente todas as escrituras reveladas e julgando-as uma e outra vez, conclui-se agora que Lord Narayana é a Suprema Verdade Absoluta, e por isso só Ele deve ser adorado”.

O Srimad-Bhagavatam (Bhagavat Purana) (10.85.4) também relaciona especificamente como o Senhor Krishna é, a Personalidade Suprema da Divindade, que se manifesta como o Senhor da natureza e o criador da natureza [como Maha-Vishnu]. Tudo o que existe, no entanto e sempre que o faz, é criado dentro de Ti, por Ti, a partir de Ti, para Ti, e em relação a Ti.

O Srimad-Bhagavatam (11.24.19) continua a descrever como a natureza material, o tempo, e Maha-Vishnu, todos vêm de Krishna, que é a Verdade Absoluta. Além disso, explica-se que toda a criação cósmica é causada pelo Senhor Krishna e que a manifestação material é um efeito da Sua energia. (4)

Sanatana Gosvami também concluiu, como relacionado no Chaitanya-caritamrita, (5) tanto o mundo material como o espiritual são transformações das potências interna [espirituais] e externa [materiais] de Krishna. Portanto Krishna é a fonte original de ambas as manifestações, material e espiritual.

As três principais categorias destas energias do Senhor são explicadas no Vishnu Purana (6.7.61-63). Estas são a potência espiritual, pela qual o mundo espiritual é manifestado; os seres vivos individuais, que pertencem à potência marginal, uma vez que podem entrar nos estratos espirituais ou estar sujeitos a perplexidade na energia material; e a terceira energia é a potência material, que é preenchida pela ignorância e exibida quando os seres vivos se tornam sem Deus ou incutidos com os desejos de actividades frutificantes. É esta escuridão que cobre o ser vivo com o esquecimento da sua verdadeira posição espiritual. Assim, os seres vivos existem em numerosas formas e espécies, enquanto na criação material. Através destas energias, todos os aspectos do mundo espiritual e material são manifestados. Desta forma, podemos compreender que não só tudo vem do Ser Supremo, mas nada pode existir sem Ele.

O Vishnu Purana (1.12.69) continua a explicar que a natureza do próprio Ser Supremo é sat-chit-ananda-vigraha. Isto significa que a forma pessoal de Deus é eterna e cheia de prazer e conhecimento. Assim, Ele está além de todas as influências materiais. No entanto, as entidades vivas, sendo parte do Supremo em qualidade, também podem experimentar esse eterno prazer e conhecimento em menor grau uma vez que recuperem a sua posição espiritual eterna. (6)

Assim, tudo o que vemos neste mundo material é apenas uma expansão das diferentes energias da Pessoa Suprema. (7) É Ele que é o Ser Supremo e Criador de todos. É por isso que o Brahma-samhita (5.1) explica que, Krishna, conhecido como Govinda, é o controlador supremo. Ele tem um corpo eterno, bem-aventurado e espiritual. Ele é a origem de todos. Ele não tem outra origem, pois Ele é a principal causa de todas as causas.

É também por isso que Krishnadas Kaviraja explica mais adiante em seu Chaitanya-caritamrita (Adi-Lila, 1.3), o que os Upanishads descrevem como o Brahman impessoal é apenas a efulgência de Seu corpo,e o Senhor conhecido como Super alma é apenas a porção plenária localizada. Ele é a Personalidade Suprema da Divindade, o próprio Krishna, completo em seis opulências. Ele é a Verdade Absoluta, e nenhuma outra verdade é maior ou igual a Ele.

O Srimad-Bhagavatam (1.3.28) relaciona-se especificamente com Krsnas tu bhagavan svayam, o que significa que de todos os vários avatares de Deus, Lord Sri Krishna é a Personalidade Suprema da Divindade em pessoa. Todas as outras encarnações ou avatares são apenas porções do plenário ou porções das expansões plenárias do Senhor.

Desta forma, podemos compreender que as conclusões filosóficas finais, como apresentadas nas referências Védicas acima, e por várias autoridades espirituais, é que a Verdade Absoluta é uma pessoa, conhecida na literatura Védica como Sri Krishna. É Ele quem manifesta a criação material através das suas várias formas e energias. Muitos mais versos que estabelecem isso são encontrados no Bhagavad-gita, Brahma-samhita, assim como vários Puranas e outros textos védicos escritos por muitos mestres espirituais e professores que verificam este ponto.

NOTAS:

  1. Chaitanya-caritamrita, Madhya-lila, 6.143
  2. Vishnu Purana, 12.57
  3. Chaitanya-caritamrita, Madhya-lila, 24.72
  4. Srimad-Bhagavatam, 7.9.31
  5. Chaitanya-caritamrita, Madhya-lila, 20.150
  6. Madhya-lila, 6.153
  7. , Adi-Lila, 7.120 significado, citação vinda do Vishnu Purana

____________________________________________________

Stephen Knapp (Sri Nandanandana dasa) dedica-se a propagar os níveis mais profundos e práticos do conhecimento espiritual sobre a alma – nossa verdadeira identidade. Embora este mundo possa nos proporcionar inúmeros desafios, quando nos elevamos acima da visão materialista básica e de sua busca limitada por soluções, nosso desenvolvimento evolutivo em todos os níveis se acelera sobremaneira. Ao reconhecer que somos todos seres espirituais basicamente tentando alcançar os mesmos elementos essenciais para a nossa existência – amor, aceitação, harmonia, paz e felicidade, sem mencionar as necessidades comuns de comida, água, roupas e abrigo –podemos alcançar um novo nível de cooperação. Stephen escreveu muitos livros sobre este e assuntos relacionados, e estudou com A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, tendo sido iniciado por ele na linha espiritual do Brahma-Madhava-Gaudiya Sampradaya. Ele é também presidente da Associação de Amigos Védicos. srinandan@aol.com

Tradução de Bhakta Fernando Miguel, Lisboa, Portugal


Tags: , , , , , , , , , ,

This article originally appeared on Transcend Media Service (TMS) on 20 Apr 2020.

Anticopyright: Editorials and articles originated on TMS may be freely reprinted, disseminated, translated and used as background material, provided an acknowledgement and link to the source, TMS: (Português) Verdade Absoluta: O Que É? ou Quem É?, is included. Thank you.

If you enjoyed this article, please donate to TMS to join the growing list of TMS Supporters.

Share this article:

Creative Commons License
This work is licensed under a CC BY-NC 4.0 License.

Comments are closed.