(Portuguese) O Mapa Hexagonal do Mundo Multipolar

ORIGINAL LANGUAGES, 10 Sep 2012

Johan Galtung – TRANSCEND Media Service

Como é que enfrentamos, intelectualmente, o mundo de hoje?

Há algum tempo atrás, o mapa geopolítico era baseado no conflito direto Leste/Oeste, as duas superpotências EUA / URSS, e os seus aliados, e sendo os não-alinhados neutrais, considerados como uma categoria residual. O mundo era Bipolar. A implosão da URSS fê-lo Unipolar , com uma “única superpotência sobrevivente”, 2-1=1. Como nos foi dito.

Hoje temos quatro grandes Estados: os três maiores em população, China-Índia-EUA, e o maior em território, Rússia.  E ainda a UE, uma região com cinco estados de tamanho médio: Reino Unido-França-Alemanha-Itália-Espanha.

Mas há um outro pólo no mapa geopolítico: o Islão.

A Organização para a Cooperação Islâmica – OIC – é menos homogénea mas o maior de todos os pólos, com 57 países desde Marrocos até Mindanau [ nas Filipinas]. No meio, entre o Ocidente e o Oriente, como a Rússia ao norte, a OIC é um cinturão sul entre os dois.

O emergir do Islão no mapa geopolítico, remonta ao final da Guerra-fria, que provocou um vazio na posição de inimigo, tanto do Ocidente, como dos EUA em particular. A Perversa URSS, estava para os Bons EUA, como Satanás para Deus. Tanto o Islão como a China, tinham credenciais suficientes para que a construção bipolar pudesse recomeçar.  Isto também serviu para cristalizar a China geopoliticamente, e fará o mesmo com a OIC; curto prazo e longo prazo, pura dialética.

Uma grande mudança em apenas duas décadas, 1989-2008, desde o final da Guerra Fria em Leipzig, até à Grande Depressão vinda de Wall Street. Não há como negar que os EUA e os seus aliados ocidentais e alguns outros, possuem um considerável poder de destruição cega, incluindo de morte. Mas as superpotências tinham impérios, com fiéis elites locais que lhes faziam a maior parte do trabalho.  A URSS perdeu o seu império no início dos anos 90, o mesmo parece estar a acontecer agora com os EUA.

O que foi dito até aqui mostra-nos um mundo multipolar, mais exactamente Hexagonal, com seis pólos: dois a oeste, dois no meio, dois no Oriente:

O que nos leva a duas questões cruciais:

* O que é que de melhor cada pólo tem a oferecer pela paz?

* O que é que de pior cada pólo tem a oferecer pela paz?

As respostas são, no mínimo, questionáveis, mas vamos tentar:

O que oferecem de melhor / O que oferecem de pior

PAÍSES/ BLOCOSASSOCIAÇÕES O QUE OFERECEM DE MELHOR O QUE OFERECEM DE PIOR
EUA Novos começos Plutocracia Geo-fascista
EU Comunidade de Paz Tecnocracia
RÚSSIA Des-imperialização Autocracia
CHINA Taoismo Capit-comunista Sino-centrismo
INDIA Federalismo linguístico Sistema de castas
OIC Partilha Fraterna Terrorismo

A coluna positiva,  não é má de todo:

EUA – Criatividade, com Novos Começos individuais e colectivos; EU – uma comunidade em paz de velhos inimigos; Rússia – um discreto desmembramento do império; China – capi-comunismo, que combina crescimento com a promoção das classes sociais mais baixas; Índia – com seu federalismo linguístico; O Islão – com Nossas-culturas e partilha.

A coluna negativa,  muito ruim:

Os EUA – regidos pelo dinheiro matando em qualquer lugar; uma UE – gerida por tecnocratas; a Rússia – governada por autocratas; A China – demasiado centralizada em si própria; A Índia – apegada às castas; O Islão – ao terrorismo.

O que acima dizemos servirá como introdução aos seis pólos do drama global, dramatis personae. O projeto Hexágono TRANSCEND, que será elaborado respeitando o tradicional esquema diagnóstico-prognóstico-terapia, ou seja, análise, previsão e proposta. Exemplos de temas, [a desenvolver]:

  • Importância política das diásporas  – A diáspora Islâmica, de longe, a maior, 5% do total, em termos de comunicação, de poder, refém, da forma como se comportam e como são tratados. A diáspora Ocidental será analisada pelo número de cristãos e judeus, em face dos outros. Serão feitos estudos separados de cada um deles, começando pela maior, ou seja, a diáspora do Islão no Ocidente, na Europa e nos EUA.
  • Os seis serão analisados de acordo com suas mensagens para paz e desenvolvimento, seus pontos fortes, fraquezas e limitações, seus altos e baixos, e os seus  melhores e piores aspetos; promotores ou contra-promotores, da paz e do desenvolvimento.
  • As 15 relações bilaterais serão consideradas numa perspetiva macro-histórica. Exemplo: as relações entre a China e o Ummah [1] 500-1500 DC, a “rota da seda” marítima, e a conquista por Portugueses e Ingleses de Macau-Hong Kong. Poderá o Islão, uma religião Abraãmica, servir como uma ponte, do Sul para o Oriente também hoje?  E poderá a Rússia, Cristã Ortodoxa, servir como ponte a Norte?
  • Os 15 pares serão analisados pelos traumas e reconciliações ocorridas no passado e pelas presentes contradições existentes e resoluções, tendo mesmo em consideração os piores aspetos. Apenas cinco são predominantemente negativos, mas há muitos preconceitos, como o anti-semitismo contra judeus, e muçulmanos e o anti-ocidentalismo – há muita discriminação a superar.
  • Os 15 pares serão analisados em termos da cooperação e harmonia latentes; incluindo o que podem aprender uns com os outros, usando também os seus melhores aspetos.
  • A sinergia dos “membros” do Hexágono e suas relações produz tendências positivas e negativas para os diferentes tipos de globalização, holística e dialecticamente, com os atores externos do Hexágono, como os BRICS [2] . Este novo começo da TRANSCEND dará origem a um fluxo de Documentos de Trabalho à medida que o projeto se desenvolver.  Serão publicados na “Weekly Digest” do TRANSCEND Media Service-TMS e no Canal da Paz TRANSCEND-TPC.

Fiquem atentos!

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­NOTAS:

[1] No Islão, a comunidade constituída por todos os muçulmanos do mundo, unida pela crença em Alá, no profeta Muhammad (Maomé), nos profetas que o antecederam, nos anjos, na chegada do dia do Juízo Final e na predestinação divina.

[2] Países emergentes, Brasil, Rússia, Índia, China…

______________________

Johan Galtung, é professor de estudos da paz, dr. hc. MULT., reitor da TRANSCEND Peace University-TPU. É autor de mais de 150 livros sobre a paz e estudos relacionados, onde se inclui “50 Years – 100 Peace and Conflict Perspectives,” publicado pela TRANSCEND University Press-TUP.

 Original em inglês: TRANSCEND Media Service-TMS

Tradução livre da responsabilidade de Forum Abel Varzim, Lisboa, Portugal, agosto de 2012.

Go to Original – forumabelvarzim.org.pt

 

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.


Comments are closed.